15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021, 09:35 - A | A

Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021, 09h:35 - A | A

válida para 2022

Mendes afirma que maior redução de ICMS gira economia, estimula produção e gera emprego

A desoneração de R$ 1,2 bilhão por parte do Governo do Estado irá estimular a produção, a geração de emprego e girar melhor a roda da economia

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) classificou como histórica a redução de Mato Grosso na alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica, a comunicação, o gás industrial e os combustíveis. A declaração foi dada nessa terça-feira (07.12) durante ato de sanção da lei de redução de impostos que será válida a partir de janeiro de 2022.

“Sancionamos uma das leis mais históricas do Estado de Mato Grosso, uma redução de ICMS da energia que saiu de 27 para 17, das telecomunicações e ‘internet’, caiu de 30% para 17%, da gasolina de 25 para 23, do gás GLP de 17 para 12 e também o diesel que saiu de 17 para 16. É uma redução histórica em um momento que o Brasil vive uma carestia, uma elevação de preço é uma contribuição para aliviar um pouco o contribuinte, as empresas e o cidadão mato-grossense”, declarou Mendes.

Para o gestor, a desoneração de R$ 1,2 bilhão por parte do Governo do Estado irá estimular a produção, a geração de emprego e girar melhor a roda da economia trazendo grandes resultados para o Estado. 

Toda confiança gera consumo e gera investimento

“Estou muito confiante e esse cenário que Mato Grosso vive estimulado por medidas positivas como essa e tantas outras são geradas a partir dos investimentos que o Governo tem feito ao longo desses dois últimos dois anos e principalmente os investimentos já estão assegurados para o ano de 2022, vai fazer para que nós passamos manter o ritmo de crescimento e o Estado que cresce gera emprega, gera oportunidades e mantém a sua própria arrecadação em alta, isso vai compensar essa redução nesse momento, nós estamos fazendo”, declarou o governador. 

Leia também: Com dispensa de licitação, prefeito de Chapada contrata banda nacional para festas de final de ano

Questionado quando os efeitos da redução de impostos chegarão ao bolso do consumidor, Mauro avaliou que ainda será preciso acreditar. Ele explicou que o mercado financeiro defende a confiança do consumidor e do investidor.

“O primeiro reflexo vai acontecer quando as pessoas acreditarem nisso, porque é algo tão inédito em nosso país que até hoje tem muita gente que não chegou à informação, mas tem muita gente que não acredita que isso seja verdade. Ao longo das últimas décadas nós vimos no Brasil, só o imposto aumentando, impostos aumentando e nesse momento nós fizemos um movimento totalmente diferente com muita responsabilidade. Então, quando o mercado, o cidadão, as empresas, geram ânimo, expectativa e  confiança. Toda confiança gera consumo, investimento, isso vai trazer excelentes resultados para população”, argumentou Mauro.

O governador também destacou que o Estado está em equilíbrio fiscal e tem planejamento para 2022. Ele lembrou que as medidas executadas pelo Governo que consertaram o caixa do Estado, permitiram que o Governo saltasse de Nota C para Nota A no Tesouro Nacional.

“Mato Grosso está equilibrado, é um Estado com suas contas em dia, seu programa de investimento está acontecendo conforme planejado, em algumas áreas acima do planejado e nós podemos com isso, garantir e já está garantido para o ano de 2022 todos os investimentos previstos já estão em execução”, encerrou.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760