21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 09 de Maio de 2019, 15:08 - A | A

Quinta-feira, 09 de Maio de 2019, 15h:08 - A | A

APÓS REUNIÃO COM PRESIDENTE

Liberação do FEX para MT depende da aprovação da Reforma da Previdência, diz Mendes

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VGNotícias

 governador do Estado, Mauro Mendes (DEM)

O governador do Estado, Mauro Mendes (DEM) disse nesta quinta-feira (09.05) que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), deixou claro aos governadores que somente irá tratar de liberação de recursos, como do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) aos Estados, após aprovação da Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional.

Mendes tenta articular em Brasília junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente Jair Bolsonaro, a liberação do FEX 2018 para Mato Grosso, sendo que com isso o Estado receberia R$ 500 milhões em recursos.

Segundo Mendes, em um café da manhã (nessa quarta-feira) com os 25 governadores e senadores na residência oficial da presidência do Senado, Bolsonaro colocou na “mesa de negociações” a Reforma da Previdência como fator determinante para liberação de verbas ou qualquer outra demanda dos gestores. 

“As negociações são republicanas e fazem parte da política. O Governo Bolsonaro sinaliza uma possibilidade de pagar o FEX, mas condiciona qualquer avanço de negociação com a aprovação da Reforma da Previdência”, declarou o gestor.

Sobre a Reforma da Previdência, Mendes disse que é importante a sua aprovação imediatamente para que o país não quebre assim como já ocorreu entre outros países.

“Eu como governador compreendendo os desafios que nós temos hoje em Mato Grosso e enxergando um pouco do Brasil eu tenho absoluto convicção nós temos que aprovar a Reforma da Previdência ou nós iremos quebrar este país como quebrou Portugal, Grécia e outros país. Iremos caminhar para uma triste trajetória e com certeza terá graves consequências para todos os brasileiros”, pontuou. 

Além da liberação do FEX, Mauro Mendes e os demais governadores tentam reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a securitização das dívidas dos estados, a renegociação da cessão onerosa do petróleo e a redistribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760