O senador Jayme Campos em entrevista nesta quinta-feira (29.07) manifestou favorável a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 135/2019), que estabelece o voto impresso nas eleições. Jayme esclareceu que apoia “tudo aquilo que possa ser transparente” e tenha sido discutido amplamente no Congresso Nacional.
“Feito isso, eu sou favorável. Tudo aquilo que possa ser transparente, ético republicano eu sou favorável. Eu particularmente posso lhe garantir e afiançar que sou favorável ao voto auditável. Até porque, quando você passa um cartão de crédito, ele dá praticamente um recibo. Acho que tudo que possa dar mais transparência tem o apoio da sociedade e terá o apoio do Congresso”, declarou o senador, durante entrevista ao Programa Tribuna da Rádio Vila Real.
O senador ressaltou o debate protagonizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido) - que mesmo sem provas, defende o voto impresso por duvidar das urnas eletrônicas – e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que garante a segurança do processo eleitoral brasileiro.
“Há um debate em relação a esse assunto que o próprio Tribunal Superior Eleitoral está defendendo a tese que o voto auditável irá desconsiderar todas as eleições que foram feitas e causa uma desconfiança infinita, em relação ao cidadão que votou e ele não tem a garantia que aquele voto que ele deu de fato é aquilo que é apurado” e “que poderá ter intervenção de hackers e com isso desviando votos”, apontou Jayme.
Ele completou: “Então é um debate bem grande, mas da minha parte, quero deixar claro, não sou eu que decido, é o Congresso Nacional, meu voto é favorável ao voto auditável”, declarou Jayme.
Leia também: Deputado ironiza politização no Brasil: “Gás, combustível e conta de luz sobem, mas está tudo beleza!”
Eleito em 2018, o senador Jayme Campos argumentou que seu posicionamento é em defesa do debate e não uma ação de dúvida: “Agora uma coisa eu tenho que ser justo, quer dizer que para me eleger – no caso o senador Jayme Campos – eu não tive voto auditável, dizem que agora para frente vai ter que ter? Porque eu desconfio que podia ter mais voto, ou que perdeu ou podia ganhar. Então o assunto podia ser bem debatido”, destacou o senador.
Questionado se confia no processo eleitoral com as urnas eletrônicas, Jayme Campos, não garantiu: “Eu não posso afirmar porque não fui eu que produzi, não fui eu que construí, há essa desconfiança e grandes entendidos do assunto, isso tem que ser pessoas que entendem da informática, da tecnologia, etc, etc, eu, particularmente, defendo a tese que tudo aquilo que for para deixar as claras de forma transparente tem o apoio do senador Jayme Campos”, encerrou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).