Deputados estaduais criticaram duramente na manhã desta quinta-feira (27.06), na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), a “minirreforma tributária” proposta pelo governador Mauro Mendes (DEM) que propõe alterar alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelo Estado no setor produtivo.
De acordo com o deputado Wilson Santos (PSDB), um dos setores que serão atingidos pela mudança é do “Carne”. “Hoje a alíquota do ICMS cobrado pelo Governo da carne é 0%, mas com a mudança passará a ser 7%. Isso irá aumentar no preço do produto. Impactará duramente no bolso do cidadão. O trabalhador terá dificuldade em comer carne. Isso não pode acontecer”, disse o tucano.
O parlamentar foi mais além é afirmou que com a medida o governador demonstra fazer seu Governo em cima do aumento dos impostos dos produtos para que o Estado aumente sua arrecadação.
“Isso não pode ocorrer. Ele não ouviu o setor produtivo. Não ouviu os Sindicatos, as Federações e nem o seu líder nesta Casa. É preciso uma discussão ampla sobre isso para que os produtores e nem o trabalhador seja penalizado com aumento da carga tributária”, finalizou Santos.
O deputado Ulysses Moraes (DC) também criticou a proposta do Governo e defendeu uma ampla discussão com todos os setores para que aumento da carga tributária e desta forma evitar um efeito cascata que seria aumento preços de diversos produtos em nosso Estado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).