O governador Silval Barbosa (PMDB), durante a reunião na última terça-feira (05.06) com os secretariados e deputados, iniciou ás discussões para uma reforma administrativa na busca de uma redução na máquina do Estado que é considerada pesada e ineficaz pela maioria da bancada dos deputados.
O líder do governo na Assembléia Legislativa, Romoaldo Júnior (PMDB), disse que é preciso adequar a administração pública à realidade financeira do Estado que enfrenta dificuldades por causa dos efeitos da crise econômica que afeta os principais países importadores dos produtos primários de Mato Grosso.
Com isso o PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso, caia consideravelmente provocando uma queda na arrecadação fiscal do governo. Os deputados, entre eles o presidente da AL, José Riva (PSD), cobram uma reforma no secretariado e sugeriu que seja formada uma comissão com membros dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para realização de um estudo sobre uma possibilidade de uma reforma ampla, em todos os níveis do Estado.
Uma das metas deste estudo é a fusão de secretarias que desempenham papel semelhante e a redução do número de cargos de indicação política (os chamados DAS).
A Secretaria da Logística Intermodal de Transportes passará a ser apenas uma coordenação ligada à Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana, assim como a Secretaria de Esportes e Lazer deverá ser uma coordenadoria ligada à Secopa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).