O governador Mauro Mendes (DEM), voltou a defender a implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e anunciou que no próximo dia 07 de maio será realizada audiência pública (que será transmitida pela internet) para explicar à população os motivos do Governo optar pela mudança do modal.
Em dezembro do ano passado, Mendes anunciou a mudança do modal afirmando que seriam 54 veículos em operação em Cuiabá e Várzea Grande, no qual teria uma tarifa de R$ 3,04.
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Na manhã desta segunda-feira (26.04), em evento na Arena Pantanal, o governador afirmou que o planejamento para mudança do modal segue em andamento, sendo respeitando todas as recomendações da Justiça Federal. No planejamento consta a realização audiência pública, voltada a toda a população, no próximo dia 07 de maio.
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“Estamos convidando todas para a realização de uma audiência pública no próximo dia 07 de maio, às 10 horas da manhã, que vai ser transmitida pelo canal do Governo no Youtube. Foi uma solicitação da Justiça Federal para que nós esclarecêssemos motivos da decisão para população. Estamos cumprindo rigorosamente aquilo que foi solicitado pela Justiça Federal, e estamos paralelamente tomando as providências”, declarou o gestor.
Conforme ele, os projetos básicos da implantação do BRT estão sendo elaborados, e que até o mês de julho será lançada a licitação do modal – segundo previsão de técnicos do Governo do Estado.
“O cronograma continua. Os técnicos estão trabalhando e até agora eles não sinalizaram nenhum prazo diferente, até julho teremos condições de publicar a licitação as obras de infraestrutura. Vamos separar, vamos colocar obras de infraestrutura e outra com a empresa que fabrica os veículos, que iremos fazer em algo contínuo”, disse Mendes.
Ao final, Mauro voltou a defender que a implantação do BRT é mais barata que a do VLT, assim como que a tarifa a ser cobrada da população com funcionamento do modal será menor.
“Fiquei muito seguro que é o melhor para Cuiabá. Ele é tão moderno que o outro (VLT). Ele é eficiente porque é elétrico. Tem ar-condicionado, tem todas as qualidades. No final do dia a diferença é que um roda sobre trilhos e outro sobre pneu. Essa diferença. Só que um custa R$ 300 milhões mais caro para implantar. Uma tarifa que é R$ 5,30, e outra tarifa só do modal é R$ 3,00. Então porque pagar mais caro só para dizer que um roda no trilho e outro pneu. Nós não temos dinheiro para jogar fora assim”, finalizou.
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