18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 19:00 - A | A

Quarta-feira, 01 de Julho de 2015, 19h:00 - A | A

Guerra jurídica

Gilmar Mendes manda soltar José Riva da prisão

O ex-deputado ficou apenas 13 horas preso.

Redação VG Notícias com Gazeta Digital

Guerra jurídica. Depois de 13 horas preso, o ministro do Supremo Tribunal federal (STF), Gilmar Mendes concedeu liminar libertando o ex-deputado estadual José Riva (PSD). A prisão de Riva foi decretada pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

A defesa do ex-deputado recorreu ao STF com uma petição protocolada no mesmo habeas corpus impetrado anteriormente e juntou petição nesta quarta-feira (01.07) após a prisão de Riva ser cumprida nas primeiras horas do dia.

Esta é a terceira prisão de José Riva desde maio de 2014, quando foi deflagrada a 5ª fase da Operação Ararath, da Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF). À época, ele ainda tinha mandato de deputado e ficou preso por três dias.

A segunda prisão de José Riva foi em 21 de fevereiro deste ano, numa tarde de sábado, determinada pela juíza Selma Rosane Santos Arruda e durou 123 dias. As acusações imputadas a ele, de chefiar um esquema que desviou R$ 62 milhões da Assembleia Legislativa entre 2005 e 2009, são investigadas na Operação Imperador. Na semana passada, o Supremo concedeu habeas corpus e colocou Riva em liberdade.

Agora, seis dias depois, ele voltou a ser preso, novamente a pedido do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e por ordem da mesma juíza. No entanto, num intervalo de apenas 13 horas a defesa conseguiu decisão favorável no Supremo Tribunal Federal. Desta vez, o Gaeco acusa Riva de liderar outro esquema que teria funcionado na Assembleia Legislativa entre 2013 e 2014, últimos anos de mandato do ex-deputado. Nesse caso, é apontado um prejuízo da ordem de R$ 10 milhões.

Relação em "xeque"- Recentemente, o Jornal Folha de São Paulo, em reportagem sobre a liberdade do ex-presidente da Assembleia José Riva (PSD), colocou em xeque” a ligação entre o advogado Rodrigo Mudrovitsch e o ministro Gilmar Mendes.

Conforme o Jornal, Rodrigo Mudrovitsch é advogado do ministro em processos e também é professor no Instituto Brasiliense de Direito Público, ligado a Gilmar. Clique aqui e confira matéria relacionada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760