O presidente da Executiva Provisória do Democratas de Várzea Grande, Paulo Leite, em entrevista ao VG Notícias, revelou que apenas o vereador Leonardo Mayer será punido pela sigla por ter votado contra determinação do DEM para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, além de ter encabeçado a chapa com Waldir Bento – o Dr. Waldir (PMDB) -, como 1° vice-presidente.
Segundo Paulo Leite, a Executiva decidiu nesta segunda-feira (04.03), em não punir os vereadores João Tertuliano – o “Joãozito”-, e Valdemir Bernadino – popular Nana -, já que segundo ele, Mayer contribuiu diretamente para que os demais democratas votassem na chapa de Waldir. “Leonardo Mayer abriu a possibilidade para que os outros vereadores votassem em Waldir, então decidimos punir apenas ele”, declarou o presidente da Executiva.
No entendimento da Executiva, Leonardo cometeu dupla falta com a legenda, por ter votado contra determinação do partido e ainda compor a chapa com o candidato da situação, sendo que o DEM defende uma oposição ao prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB). “Nós tínhamos determinado para não votar em Waldir e muito menos compor uma chapa com ele, fato que o Leonardo não cumpriu”, colocou Paulo Leite.
Referente à punição, ele disse que nesta semana o secretário da Executiva estadual do DEM, Antônio Alberto Schommer, relator do processo do vereador, está analisando os argumentos apresentados pelo parlamentar, e até sexta-feira (08.03) a legenda deve decidir qual punição aplicar a Mayer, podendo ser uma simples punição até expulsão do partido – que pode acarretar na perda do mandato.
No entanto, segundo fontes do VG Notícias, cinco membros compõem a executiva do DEM, e que quatro deles querem a cassação de Leonardo Mayer, apenas um entende que a punição é muita severa.
Entenda o Caso: O DEM havia determinado que os vereadores votassem na chapa de posição do prefeito Walace Guimarães (PMDB) para a Presidência da Mesa, no caso contra Dr. Waldir e a favor de Wanderley Cerqueira (PSD).
A medida tentava “forçar” os parlamentares João Tertuliano – “Joãozito”, Leonardo Mayer e Valdemir Bernadino – popular Nana - que declararam apoio ao peemedebista, a mudar de lado, sob pena de perder o mandato conquistado em outubro passado.
No entanto, além de votar no peemedebista, o vereador Leonardo Mayer, um dos infiéis, encabeçava a chapa de Waldir como 1° vice-presidente. Durante a votação, eles declararam que votaram em favor da democracia e do bem-estar da população de Várzea Grande.
Outro lado: A reportagem do VG Notícias, entrou em contato com o vereador, mas ele não atendeu o celular e até o fechamento da matéria não retornou as ligações.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).