O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou em entrevista à imprensa que o Diretório Municipal do PT, em Cuiabá, concluirá o processo de escolha da pré-candidatura no dia 2 de dezembro. Segundo o deputado, o processo de escolha entre Lúdio Cabral e a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Rosa Neide, poderá acontecer por meio de votação, com urnas espalhadas por Cuiabá, para os filiados do Partido dos Trabalhadores.
“A Gleisi esteve aqui em julho, disse: queremos que nas Capitais o PT já defina o seu nome, apresenta a Direção Nacional para que a gente possa apresentar a Federação até outubro, no máximo até novembro. O Diretório Municipal de Cuiabá concluirá o seu processo de decisão no até o dia 2 de dezembro, portanto, com dois dias de atraso em relação à recomendação, mas nesse intervalo de tempo, vamos ainda manter o diálogo e pode ser que se encontre uma posição de entendimento”, afirmou Lúdio.
Lúdio explica que a Direção Municipal definiu até 10 de novembro a data de inscrição oficial das pré-candidaturas. Na data seguinte, (11.11), o Diretório Municipal se reúne para deliberar sobre a pré-candidatura do PT. Caso um dos nomes consiga alcançar dois terços dos votos dos membros do Diretório, a decisão sacramentada será encaminhada à Direção Nacional para homologação e para abertura do diálogo com a Federação.
Porém, se nenhum dos candidatos alcançar dois terços, o calendário prossegue com novo processo de escolha no dia 25 de novembro. “Se abre um período de inscrição de uma chapa de delegados, uma chapa em apoio a uma candidatura e outra chapa de delegados em apoio a outra candidatura e no dia 25 de novembro acontecerá uma eleição em urna, urnas espalhadas pela cidade, para que todos os filiados do PT em Cuiabá tenham o direito de votar e escolher uma das chapas e escolher uma das pré-candidaturas representada pela chapa na eleição do dia 25 de novembro”, explica.
Lúdio afirma que neste caso, o processo se encerra em 2 dezembro, com dois dias de atraso ao estabelecido pela Nacional. “No dia 2 de dezembro, os delegados eleitos no dia 25, na proporcionalidade de votos que cada chapa alcançou, realizam um encontro municipal de delegados e esse encontro municipal decide quem será o pré-candidato ou a pré-candidata do PT no dia 2 de dezembro.”
Leia também: Consumidores de MT denunciam golpe que modifica código do PIX
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).