O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), registrou boletim de ocorrência, às 15 horas desta quinta-feira (25.03), na Delegacia Especializada de Repressão de Crimes de Informática, contra a divulgação nos aplicativos de WhatsApp de fake news sobre a faixa etária de vacinação contra Covid-19.
Consta do boletim de ocorrência, que na referida mensagem, segundo ele, fraudulenta também foi vinculado o perfil eletrônico “HTTPS: //VACINA CUIABÁ. MT. GOV. BR”, responsável pela vacinação contra Covid-19, em Cuiabá.
“Tal fato acarretou tumulto generalizado no Centro de Eventos do Pantanal por cidadãos desinformados de maneira a prejudicar todo sistema de vacinação, causando um colapso total, vindo a prejudicar a vacinação por um período de 48 horas”, cita trecho do documento.
Leia mais: Ataque ao site Vacina Cuiabá registrou acesso da Nigéria e dos EUA
Ainda, conforme o documento, no período estavam sendo vacinados idosos de 75 a 79 anos, em datas previamente agendadas. Também foram informados que houve mais de 1 milhão de acessos. Emanuel disponibilizou fotografias de relatórios de acessos ao referido site durante a divulgação das fakes news - e afirmou que o suposto ataque gerou prejuízo ao plano de vacinação.
“Ante à propaganda da fake News e não, descartando possível ataque cibernético que gerou a indisponibilidade temporária para os agendamentos da vacinação”, cita documento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).