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Política Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023, 15:47 - A | A

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023, 15h:47 - A | A

Mauro que lute!

Emanuel anuncia VLT Cuiabano no PAC do Governo Federal

O emedebista frisou que a ideia do VLT no PAC é muito bem-vista em Brasília

Gislaine Morais/VGN

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou na manhã desta sexta-feira (20.10), que a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deverá cadastrar ainda neste mês de outubro, o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) – Cuiabano, para receber recursos do Novo PAC de Mobilidade do Governo Federal.

Completamente contrário a decisão do governador Mauro Mendes (União) em implantar o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande, Emanuel já bateu o martelo e afirmou que não permitirá que o modal BRT transite pela Capital.

O emedebista frisou que a ideia do VLT no PAC é muito bem-vista em Brasília, e conforme o prefeito, o responsável pela demanda, junto ao Ministério e à Coordenação do PAC, já teria entrado em contato com o deputado federal, Emanuelzinho (MDB), e comunicado que o projeto ainda não havia sido cadastrado e que eles aguardavam com ansiedade.

“A equipe técnica da Semob já desenhou o projeto básico e na próxima segunda-feira (23), acontecerá uma reunião da nossa equipe com o pessoal de Brasília por videoconferência, onde eles vão orientar os detalhes que faltam para cadastrarmos o projeto no PAC”, declarou Emanuel em entrevista à Rádio Capital.

Defensor do VLT, Emanuel relembrou que presidiu uma comissão pela recuperação e conclusão das obras do VLT na Assembleia, antes de ser eleito prefeito da Capital em 2016. Segundo o emedebista, o modal VLT é tudo de bom para população cuiabana, e ele não permitirá uma “carroça” transitando pela cidade.

O chefe do Executivo, alfinetou a escolha do governador Mauro Mendes, enfatizando que BRT foi sucesso há 50 anos em Curitiba, quando Jaime Lerner teve o primeiro mandato dele de prefeito e idealizou os corredores exclusivos de ônibus.

“Depois de 50 anos e com mais de R$ 1 bilhão de gastos, Cuiabá perde a oportunidade de ter um meio de transporte moderno, sustentável, que dá dignidade aos usuários de transporte coletivo. As principais cidades do Brasil e do mundo estão largando o BRT e indo para o VLT”, concluiu Emanuel Pinheiro.

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