28 de Novembro de 2024
28 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 09 de Agosto de 2014, 15:25 - A | A

Sábado, 09 de Agosto de 2014, 15h:25 - A | A

Eleições

Deputados faltam sessões da Assembleia Legislativa para fazerem campanha eleitoral, mas não abrem mão do salário

Os deputados estão em plena campanha eleitoral. Não comparecem as sessões, mas continuam recebendo salários

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Apesar de terem voltado esta semana do recesso parlamentar, os deputados não conseguiram realizar uma sessão por “completo”. Por conta do pleito eleitoral, mais de 50% dos parlamentares não estão comparecendo às sessões da Assembleia Legislativa.

Esta semana estava previsto a realização de três sessões, sendo uma na terça (05.08) no período vespertino, e duas na quarta (06.08), sendo um no período matutino e outro no período vespertino, porém, todas foram encerradas antes do horário previsto por falta de quórum. As sessões não alcançaram número legal de deputados no plenário da Assembleia (12 deputados presentes) para dar prosseguimento à ordem do dia.

Diante das ausências, algumas votações importantes como a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), não foi votada. A não aprovação da matéria pode prejudicar o governo do Estado na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, que prevê a receita que será gasta com cada setor, entre eles educação, Saúde, Infraestrutura, Segurança e outros. A mensagem está em tramitação na Assembleia desde junho, mas não foi analisada pelo plenário da Casa até o momento.

A ausência de parlamentares é por conta do pleito eleitoral deste ano. Dos 24 deputados estaduais que atuam na Assembleia, 19 estão com “campanha”, destes, 16 buscam à reeleição.

O presidente da Assembleia, deputado Romoaldo Junior (PMDB), chegou até declarar que irá cortar ponto dos parlamentares que deixarem de comparecer as sessões legislativas, porém, nessas primeiras sessões nem ele compareceu. Importante frisar que cada deputado ganha R$ 1,2 mil por sessão.

Na busca de evitar mais faltas, os deputados decidiram que as sessões, nesse período eleitoral, ocorrerão somente nas quartas-feiras em três horários, sendo uma às 08 horas, outro às 17horas e a terceira a partir das 19 horas.

Eleição de 2014 – Os deputados que estão buscando a reeleição são: Ademir Bruneto (PT), Airton Português (PSD), Baiano Filho (PMDB), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Emanuel Pinheiro (PR), Guilherme Maluf (PSDB), José Domingos Fraga (PSD), Mauro Savi (PR), Pedro Satélite (PSD), Romoaldo Júnior (PMDB), Wagner Ramos (PR), Walter Rabello (PSD), Zeca Viana (PDT), Neldo Weirichi (PR) e Adalto de Freitas (Solidariedade).

Os deputados Hermínio Jota Barreto (PR) e Ezequiel Fonseca (PP) – licenciado – estão na disputa por uma das oito vagas destinadas a Mato Grosso na Câmara Federal. O deputado Antônio Azambuja (PP) chegou anunciar sua candidatura rumo à reeleição, mas desistiu de concorrer.

O deputado José Riva (PSD), está em campanha intensa ao governo do Estado, mesmo com a candidatura sub judice. A candidata a vice-governadora, deputada Teté Bezerra (PMDB, também está em campanha na chapa que tem Lúdio Cabral (PT) como candidato ao governo. Já os deputados Alexandre César (PT), João Malheiros (PR), Luiz Marinho (PTB) e a deputada Luciane Bezerra (PSB) devem “abandonar” a política ao fim do mandato, que termina em dezembro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760