O presidente da Assembleia legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho (União), autorizou o governador Mauro Mendes (União) e o vice Otaviano Pivetta – atualmente como governador em exercício – a se ausentarem do Estado, por período superior a 15 dias, em datas a serem definidas, durante o ano de 2023. A autorização foi publicada no Diário Oficial que circula nesta segunda-feira (16.01).
Contudo, Botelho demonstrou descontentamento por receber o pedido de autorização após o governador Mauro Mendes ter se ausentado para férias. Ele considerou um desrespeito o pedido de autorização à ALMT ter vindo após divulgação pela imprensa.
“Eu só acho que o governador deveria comunicar a Assembleia que está viajando, eu fiquei sabendo que o governador estava viajando pela imprensa. Seria muito interessante que a Casa Civil comunicasse que ele iria sair do Estado, a Assembleia tem que ser respeitada", reclamou Botelho na última sessão realizada na quarta-feira (11.01).
Leia também: Deputados de MT terão dois aumentos salariais em 2023; subsídio pode chegar a R$ 34,7 mil em 2025
Para evitar situações parecidas, os deputados sugeriram alteração no texto. Eles acrescentaram no documento um parágrafo único estabelecendo que as ausências deverão ser comunicadas previamente ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
Caso o governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) se ausentar ainda no período de férias do governador Mauro Mendes, quem assume é o próprio Botelho. Contudo, ainda não há informação se Botelho irá assumir. “Fiquei sabendo também por Otaviano Pivetta. Agradeço a ele pelo respeito a esta Casa, inclusive me convidou se eu queria participar assumindo o Governo do Estado”, disse.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).