21 de Outubro de 2024
21 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019, 11:36 - A | A

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019, 11h:36 - A | A

proposta do novo governo

Deputado revela que Mauro propõe extinção de seis autarquias e aumento na alíquota da tributação do Fethab 2

Lucione Nazareth & Edina Araújo / VG Notícias

VG Notícias

Deputado Leonardo

Deputado Dr Leonardo Albuquerque


deputado estadual, Leonardo Albuquerque (Solidariedade)

O governador Mauro Mendes (DEM) apresentou projeto aos deputados que irá extinguir seis empresas públicas. A informação é do deputado estadual, Leonardo Albuquerque (Solidariedade).

De acordo com ele, as empresas públicas que constam na proposta para extinção são: Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), a Mato Grosso Desenvolve, Agência Metropolitana (Agem), a Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação (MTI) e a Central de Abastecimento do Estado (Ceasa).

Segundo o parlamentar, apesar de apresentar as empresas que serão extintas, Mendes não trouxe qualquer número sobre o impacto financeiro que esta medida irá proporcionar e nem detalhes sobre corte de cargos nas autarquias públicas.

“Ele mostrou que da maneira que está o Estado não tem viabilidade para fechar suas contas, e por isso defendeu a extinção. O impacto financeiro ele não apresentou e ficou para o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, apresentar aos deputados”, disse Leonardo.

Sobre este assunto, o deputado disse que não ver problema nas extinções e que a transformação destas empresas públicas em Diretorias pode ser realizada desde que ela não perca sua finalidade pública na prestação do serviço.

Leonardo explicou que Mauro propôs novo fundo Estadual de Transporte e Habitação, o chamado Fethab 2, responsável por arrecadar dinheiro da contribuição adicional do setor produtivo tendo como destinação final ações de infraestrutura, e não reedição daquele existente na gestão Pedro Taques (PSDB), com aumento na alíquota.

"Aumenta para todos, para soja, algodão, milho, gado, cana de açúcar, todos os setores. No gado por exemplo, não entra mais o gado em pé, mas entre miúdos, desossados, carne de exportação. Mas as commodities, as exportações”, explicou Albuquerque.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760