Os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente Mauro Mendes (PSB) e Walace Guimarães (PMDB), foram criticados na tribuna do Congresso Nacional, pelo deputado federal Victório Galli (PSC), por não cobrarem a conclusão das obras do Veículo Leve Sobre os Trilhos (VLT) – modal que ligará as duas cidades (Cuiabá e Várzea Grande).
“Estranho a ausência dos nossos dois prefeitos, Wallace e Mauro, que deveriam estar cobrando a finalização desse projeto” cobrou o deputado.
De acordo com Galli, alguns dos atuais deputados também fizeram parte de comissões da Assembleia Legislativa na legislatura passada, e nada fizeram em prol da conclusão da obra. “O que me chama a atenção também é que vários deputados lá do Estado, que faziam parte de uma comissão de infraestrutura de engenheiros para fiscalizar, nada fizeram” destacou.
O deputado citou em seu discurso que “uma auditoria realizada pelo atual Governo de Mato Grosso em todas as obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande aponta erros graves na execução de empreendimentos como a milionária Arena Pantanal, os centros de treinamento, viadutos e trincheiras de mobilidade urbana e o bilionário VLT”.
“Os auditores encontraram obras com projetos inconsistentes. Algumas delas foram iniciadas até mesmo sem projeto. Identificaram disparates entre valores orçados, valores pagos e obras executadas. Observaram falta de respeito a cronogramas de execução, não havendo plano concreto de finalização dos trabalhos. É uma vergonha, nobres colegas!” indignou-se.
Ele ainda citou que o que ficou para a sociedade mato-grossense foi um legado mal-acabado. “Fora viadutos e trincheiras urbanas de qualidade reprovável por todos os profissionais da área de engenharia — algumas dessas obras estão interditadas até hoje, depois de poucos dias da inauguração —, quero aqui tratar de uma em especial, o VLT”, destacou ao lembrar que a quase três meses para completar um ano da realização da Copa do Mundo no Brasil as obras do modal não ficaram nem pela metade.
“É a maior e mais cara construção já contratada pelo Governo do Estado na história, licitada por R$ 1,477 bilhão. O Governo do Estado já pagou mais de R$ 1,6 bilhão pelas obras do VLT e precisa ainda de mais R$ 800 milhões para que sejam retomadas” finalizou.
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