23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 10:25 - A | A

Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 10h:25 - A | A

Tudo é educação!

Deputado expõe preocupação com surto de dengue e chikungunya em Tangará da Serra

“Pelo amor de Deus vamos cuidar”, declarou o deputado estadual Dr. João (MDB)

Adriana Assunção & Angelica Gomes/VGN

O deputado estadual Dr. João (MDB) manifestou sua preocupação com o alto índice de dengue em Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá). Em situação de emergência, a cidade enfrenta surto de dengue e chikungunya.

“Estamos imensamente preocupados com Tangará da Serra, tem chovido bastante, existem várias equipes na cidade para fazer a detecção da origem desses mosquitos [Aedes Aegypti] transmissor da doença. Provavelmente, Tangará é a cidade que tem mais casos. Temos hoje 2.400 casos de dengue, e 2.600 chikungunya. Isso são os notificados”, declarou o deputado em entrevista ao nesta quarta-feira (13.03).

Segundo o Dr. João, o número de casos deve ser maior, considerando aqueles que apresentam sintomas leves e não procuram unidades de saúde para fazer exames. “Se bobear temos uns 8 a 9 mil pacientes com um problema. Eu mesmo vi várias pessoas trabalhando, andando, um mal-estar pequeno, estão trabalhando, mas aquilo é dengue ou chikungunya.

”Para o deputado, em 90% dos casos, a culpa é do cidadão que não realiza os cuidados básicos para evitar a proliferação da doença. Ele cita como exemplo, uma ação realizada em outro Estado, que intensificou piscina e caixa d' água aberta, terreno baldio cheio de lixo, entre outros. “90% somos nós os culpados. Igual à vacinação, quando teve a pandemia, muitos não vacinaram por problema emocional, ideológico, filosófico, seja qual for, e muita gente acabou morrendo por causa disso”, alertou o parlamentar.

O Dr. João chamou atenção da população sobre os cuidados e alertou que a doença pode atingir qualquer um. Segundo ele, uma pessoa pode estar conversando ou trabalhando naturalmente, mas por falta de cuidados de alguns, poderá se tornar uma fatalidade. “Gente! A coisa é séria, vamos cuidar (...). Tudo é educação! Gente, pelo amor de Deus, vamos cuidar da nossa vida, você está aqui hoje, amanhã pega uma dengue hemorrágica e você morre”, declarou o parlamentar.

O deputado também se colocou à disposição da Prefeitura Municipal para ações de combate à doença. Nesta semana, entre os dias 11 a 15 de março, o município realiza aplicação do fumacê em bairros. A ação é realizada onde os índices de incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti são altos.

Leia mais: Com epidemia de dengue, Tangará da Serra decreta situação de emergência

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760