Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara disse que Congresso pode pedir que Cade faça intervenção na questão do monopólio
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressista-AL), afirmou nesta quinta-feira (14.10) que o Parlamento está “se debruçando sobre propostas que possam baratear o preço do gás de cozinha”, e chamou de “absurdo” o monopólio da Petrobras no setor.
“No Brasil, o problema do gás se resume a uma coisa muito simples: monopólio. A Petrobras detém o monopólio. Não se justifica esse preço. É importante esclarecer: por que o gás é extraído a pouco mais de 2 dólares e caminha nos gasodutos a mais de 10 dólares para ser distribuído? Isso encarece sobremaneira, a Petrobras tem que se esforçar para dar explicações”, disse o deputado em entrevista à Rádio Bandeirantes
Segundo ele, caso os preços continuem altos há possibilidade do Congresso acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para intervir na questão do monopólio – lembrando que o conselho tem como objetivo zelar pela livre concorrência e fiscalizar, apurar e corrigir abusos do poder econômico.
Leia Também - Câmara aprova valor fixo para cobrança do ICMS para combustíveis
“A Câmara está atenta, deputados estão debruçados sobre isso, há uma possibilidade clara de se acionar o Cade para intervir nessa questão do monopólio, porque o preço do gás no Brasil, com as condições e as jazidas que nós temos, é inadmissível. Todas as medidas legislativas que forem possíveis para a discussão da matéria, com seriedade e sobriedade, a Câmara dos Deputados está disposta a fazer, porque essa questão está colocando o brasileiro em uma situação de muita dificuldade”, declarou Lira.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).