19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, 09:25 - A | A

Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, 09h:25 - A | A

Crise na Educação

Deputada cita desmonte no Inep e suposta interferência do Governo no Enem irá destruir “sonhos de muitos jovens”

As críticas foram durante a oitiva na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (17.11).

Adriana Assunção/VGN

Reprodução

Rosa Neide

Rosa Neide defendeu que o Enem precisa ser sigiloso: "O pai e a mãe que deseja ver seu filho na Universidade estão preocupados"

 

 

A deputada federal Rosa Neide (PT-MT) teceu duras críticas ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, acusado de interferência do Governo nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As críticas foram durante a oitiva na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (17.11).

Neste momento há um desmonte e a principal destruição aqui é sonho dos jovens, outras coisas se reconstrói ministro 

A crise deflagrou após o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), Danilo Dupas ser acusado de assédio moral por 37 servidores. Eles pediram exoneração de seus cargos quando precisavam apresentar três versões da prova para se adequar ao que “pensa o Governo”. 

“Quando fala de ataques e de assédio moral aos profissionais do Inep, nós defendemos aqueles profissionais, não tem questão partidária, são de carreira e conhecem o que estão fazendo tem excelente formação. O funcionário do Inep apesar de dizer que a prova está garantida, ele disse que foi feito três versões, e as três eram porque questões colocadas segundo quem lia – que aqui não foi dito quem lia – dizendo que a questão era contrária ao que pensa o Governo”, questionou a petista.

Segundo Rosa Neide, o ministro Milton Ribeiro não convenceu ninguém durante as explicações sobre as acusações de ingerência ideológica no exame. Na ocasião, Milton negou interferência do Governo nas provas do Enem e reformulou a frase dizendo que o Enem tem a cara do Governo, no sentido de competência, honestidade e seriedade.

“Sabemos que o Governo trava diariamente uma luta contra a educação pública, plural e libertadora. O ENEM precisa ser sigiloso, o pai e a mãe que deseja ver seu filho na Universidade estão preocupados”, criticou a deputada.

Rosa Neide informou que enviou pedido de informação à Polícia Federal e ao MEC sobre a presença da PF no espaço de elaboração da prova no Inep. Além disso, enviou pedido de informação ao Conselho Nacional de Educação para que se posicione sobre o ocorrido e entrou com ação no Ministério Público do Trabalho para discutir o assédio moral aos servidores do Inep, entre outras ações.

Leia também: Torcedores do Cuiabá são presos em camarote após se tornarem sócios do clube usando cartões clonados

A deputada também criticou a participação do presidente do Inep na Comissão de Educação. Ela afirmou que Danilo veio na semana passada e não respondeu propriamente a nenhum dos questionamentos feitos pelos deputados, bem como apontou diminuição no número de inscritos do Enem em relação a provas anteriores. “Quero saber quantos de fato vão fazer a prova”, disse.

PROVAS - A aplicação das provas do Enem — versões digital e impressa — será neste sábado 21 e dia 28 de novembro. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760