17 de Novembro de 2024
17 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 13:31 - A | A

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 13h:31 - A | A

Centro de triagem Covid-19

Cuiabá e VG terá Centro de triagem na Arena Pantanal para testagem e consulta precoce

Adriana Assunção/VG Notícias

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou durante a live na manhã desta sexta-feira (10.07), que o Governo do Estado vai aumentar a possibilidade de testagem em massa na região metropolitana de Cuiabá.

Gilberto afirmou que os detalhes serão informados pelo governador Mauro Mendes (DEM) a partir de segunda-feira (17), mas adiantou que o Estado, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e Várzea Grande vão instalar uma estrutura para triagem e consulta para tratamento precoce.

“Inclusive aqui na baixada cuiabana, vamos fazer uma parceria com o município de Várzea Grande, aqui em Cuiabá também, vamos criar o centro de triagem que vai ser realizado lá na Arena Pantanal onde vamos fazer triagem e testagem e consultas para tratamento precoce da Covid-19. O Governo do Estado anunciará na próxima segunda-feira (17)”, afirmou o secretário.

Durante a live, o secretário declarou que o Governo adquiriu 300 testes rápidos e 100 mil testes adquiridos em parceria com a empresa JBS: “Vamos ampliar maximamente o teste rápido, não é a melhor solução, mas é o que nesse momento nós possamos fazer. Importamos mais 300 testes que começam a chegar a partir de hoje. Tem mais uma atuação da JBS de 100 mil testes”, informou o secretário.

Quanto ao teste PCR, Gilberto disse que o Estado voltou operar com mil testes dia no Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). Ao contextualizar, Gilberto explicou que o Governo trabalha para ampliar a capacidade do teste PCR – teste considerado categoria ouro -, considerado resultado mais preciso.

“Nós chegamos à capacidade de quase 2 mil testes dia. De um dia para outro, o Ministério suspende os contratos com as empresas detentoras dos equipamentos que fazem isso de todos os Lacen do país, contrato de comodato que existe, aonde a máquina e insumos são fornecidos por esse fornecedor, o que resultou na queda de 400 teste dia. Importante frisar que no inicio da pandemia era 40 testes dia, ao longo desse período, fizemos uma série de iniciativa, fazendo aquisição de equipamentos, contratações de pessoal, fazendo importação de insumos e hoje o Lacen está com a capacidade de 1000 testes dia novamente e torcendo para o Ministério da saúde resolva a pendencia com a empresa”, explicou.

Segundo ele, alternativas para ampliar os testes também são realizadas: “Nós também fizemos a aquisição de R$ 2 milhões em novos equipamentos para o Lacen, estamos apenas dependendo da entrega, buscamos ampliar parceria com a UFMT de Rondonópolis, onde já existe um Centro de testagem, buscamos ampliar em Alta Floresta e Sinop “, encerrou.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760