O Senado divulgou o roteiro da cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), marcada o dia 1º de janeiro, às 15 horas.
O roteiro da posse começa no Congresso Nacional às 13h45, com a chegada dos Chefes de Estado e Governo no anexo 1. Seguidos das autoridades e convidados no salão branco.
O presidente e o vice-presidente da República, eleitos, chegam a Catedral Metropolitana de Brasília às 14h20 e o cortejo rumo ao Congresso Nacional acontece às 14h40, com receptivo do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD) e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
A sessão Solene da Posse Presidencial terá às 15 horas. Abertura da Sessão Solene, execução do Hino Nacional, compromisso Constitucional, leitura e assinatura do termo de Posse do presidente e do vice-Presidente da República eleitos.
Seguidos do pronunciamento do presidente Lula, o pronunciamento do presidente do Congresso Nacional, e, enfim, o encerramento da Sessão Solene.
O presidente Lula e Geraldo Alckmin seguem às 15h50 para a Sala de Audiências da Presidência do SF, deixando o local às 16 horas, em direção à área externo do Palácio. A cerimônia externa de honras militares acontece às 16h05. O presidente e o vice então seguem para o Palácio do Planalto, às 16h20.
A expectativa da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva - Janja, é que a solenidade no Planalto seja conduzida durante o pôr do sol, a partir das 17 horas. Ainda, de acordo com Janja, a parte da solenidade prevista para ser realizada no Palácio do Itamaraty deverá ter início às 18h30.
Leia também
Secretário revela que obras de duplicação na BR-163 devem começar em abril de 2023
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).