Os deputados Lúdio Cabral (PT), Paulo Araújo (PP) e Wilson Santos (PSDB) criticaram, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (AL/MT) dessa terça-feira (04.12), o edital do processo seletivo simplificado novamente lançado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), para contratação de 2.959 profissionais.
A principal crítica dos deputados é sobre o critério de seleção adotado por meio de análise curricular em um curto período de tempo. Segundo Lúdio Cabral, o correto - até que fizesse um concurso - seria um processo seletivo através de provas e títulos.
“Ontem saiu a publicação no Diário Oficial, mas infelizmente não bastava publicidade ao edital, os critérios para a seleção precisam ser critérios justos. Eu quero aqui apontar que há um erro grave que persiste em desrespeito ao Termo de Ajustamento de Condutas de que: enquanto concurso público não fosse realizado, os processos seletivos simplificados tivessem publicidade, mas fossem feitos por meio de provas e títulos. Esse processo seletivo infelizmente apenas coloca como critério análise de currículo, comentou Lúdio.
Na seleção anterior tinham 7 mil inscritos, o prazo para análise dos currículos é cinco dias, se houver a mesma quantidade de inscritos a Secretaria terá que - em um dia - analisar mais de 1,2 mil currículos
O deputado também criticou a forma de remuneração prevista no edital: “Existe uma legislação de carreira dos trabalhadores do SUS que deveria servir de referência para estabelecimento da remuneração dos profissionais a serem contratados temporariamente e a Secretaria adota critérios absolutamente sem sentido para estabelecer a remuneração de Saúde (...) e você não pode ter na mesma atividade, profissionais com remuneração diferente”
O deputado Wilson Santos completou a fala de Lúdio afirmando que “há um flagrante desrespeito a legislação em relação a esse edital”
Leia também: Federação partidária com PT e PV pode distanciar Max Russi de candidatura à vice de Mendes
Já o deputado Paulo Araújo não poupou críticas ao secretário Gilberto Figueiredo, especialmente por realizar o certame por meio de análise curricular para contratação de mais de 2 mil servidores em ano eleitoral, ou seja, se auto beneficiando politicamente.
“Eu concordo absolutamente com o deputado Lúdio. Nós temos uma lei, temos uma isonomia e causa uma certa estranheza num ano eleitoral uma contratação grande através de processo seletivo simplificado, tendo o gestor da pasta como candidato declarado a eleição desse ano, candidato a deputado estadual. O correto é fazer concurso público. Teve três anos para poder trabalhar o concurso público e infelizmente veio com o teste seletivo simplificado de análise de currículo”, encerrou.
Edital Nº 001/2022 - disponibiliza o total de 2.959 vagas para diversos perfis profissionais. A carga horária varia entre 20 e 40 horas, já a remuneração entre R$ 1,3 mil e R$ 7 mil. A seleção dos candidatos destina-se ao preenchimento de vagas e Formação de Cadastro de Reserva.
Dentre os perfis estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, biomédicos, maqueiros, administradores, contadores, engenheiros, arquitetos e outros.
As vagas foram disponibilizadas em 18 unidades geridas diretamente pelo Estado. Integram o processo seletivo o Hospital Estadual Santa Casa, Hospital Metropolitano e os Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Sorriso.
Inscrições - As inscrições para vagas em unidades hospitalares deverão ser realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.seplag.mt.gov.br/cirurgias, tendo início em 03 de janeiro de 2022 e término em 17 de janeiro de 2022, às 23h59.
Já as inscrições para as demais unidades deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico www.seplag.mt.gov.br/atendimentos, tendo início em 17 de janeiro de 2022 e término em 31 de janeiro de 2022, às 23h59.
Para ambas as modalidades, é obrigatório o envio por anexo da documentação exigida em formato PDF. Confira a íntegra do edital em anexo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).