O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) em entrevista ao nesta quarta-feira (02.03) opinou a respeito do posicionamento “neutro” do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Segundo Cattani, a cautela de Bolsonaro demonstra seu desejo pela paz e por manter as relações comerciais com a Rússia, considerando que o Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola dos russos.
“Ele não se posicionou e nem deve se posicionar. Ele (Bolsonaro) está se mostrando neutro, mostrando que o país, Brasil só quer a paz, não quer apoiar essa ou aquela, para não se envolver com a guerra. Mesmo assim já tem retaliação, você imagina quando ele se posicionar”, destacou o deputado bolsonarista.
Sendo ruim para a agricultura, é ruim para tudo! Guerra só traz prejuízo
Para Cattani, se o presidente se posicionar favorável ou contra o Brasil terá mais prejuízos. Ele argumentou que o país se tornou o maior produtor de alimentos do mundo, mas em contrapartida se tornou o maior consumidor de insumos. “Toda posição que tomar, você escolhe entre amizade com um ou inimizade com outro. Nós não queremos inimizades com ninguém. Então, o presidente está corretíssimo e ainda sim estamos tendo prejuízo", declarou.
Leia também: Prefeitura restringe funcionamento do comércio em MT
Questionado sobre sua opinião, o deputado avalia a guerra - que já matou diversos civis ucranianos e soldados russos - como “um problema tão distante”. Contudo, Cattani lamentou o prejuízo financeiro à agricultura brasileira e mato-grossense.
“Não tenho uma opinião formada, porque é um problema tão distante, um problema tão longe. A única dificuldade que a gente vê em uma guerra é que acontecem prejuízos. Esses prejuízos são mundiais, por exemplo, vamos ter um problema muito sério na agricultura, a Rússia anunciou que não vai vender fertilizantes."
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).