04 de Outubro de 2024
04 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024, 22:25 - A | A

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024, 22h:25 - A | A

desconfiança entre adversários

Candidatos discutem sobre viablidade de propostas e emergência climática vira tema de debate

Botelho prometeu plantar 1 milhão de árvores e Lúdio defendeu preservar rios Cuiabá e Coxipó e Ribeirão do Lipa

O terceiro bloco do debate da TVCA realizado nesta quinta-feira (03.10) teve disputa sobre propostas em relaçao a mudanças climáticas, como preservação de nascentes e rios, além de "desconfiança" de candidatos em relação a proposta de Botelho, que logo reagiu: “Para um candidato que não sabe como fazer, tudo é mentira”. Veja os temas abordados:

Botelho questiona Kennedy sobre regularização fundiária

O candidato do MDB sugere que faltam 7 mil títulos definitivos para serem entregues. “Vamos negociar, vamos ajudar para que possamos melhorar a vida das pessoas”, afirma.

Eduardo Botelho responde afirmando que, como deputado, já está resolvendo esse problema. O candidato cita bairros em que realizou a regularização fundiária, entregando escrituras dos imóveis.

“Em Cuiabá, nós conseguimos resolver problemas gravíssimos, conseguimos juntar em uma sala todo mundo: Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Cartórios, porque este é o jeito Botelho de administrar, chamando todo mundo junto para resolver o problema”, diz.

Kennedy diz que não é fácil construir 25 mil casas. “Diminua isso aí, a população não merece receber tanta mentira”, comenta. “Fazer recapeamento de 2 mil quilômetros em Cuiabá? Não faz. Você não vai fazer 200 quilômetros, eu garanto para você”, provocou Domingos.

Lúdio pergunta a Eduardo Botelho sobre emergência climática

O parlamentar e candidato afirma que possui um programa de arborização, que inclui, além das mudas, um aplicativo. Segundo Botelho, a Rumo, concessionária da ferrovia, e a Energisa, concessionária de energia, devem fazer contrapartida em Cuiabá plantando árvores.

“Vai ser o maior programa do país porque nós vamos plantar 1 milhão de árvores, queremos que Cuiabá volte a ser Cidade Verde”, promete. Botelho afirma que fará a limpeza dos rios e nascentes e não permitirá a construção de usinas no rio Cuiabá.

Cabral respondeu que, nos próximos anos, Cuiabá não terá água se não proteger o Ribeirão do Lipa, o rio Coxipó e o rio Cuiabá. “Precisamos recuperar as matas ciliares e as áreas de preservação permanente”, diz. “Se não fizermos isso, faltará água para ser captada nos nossos mananciais.”

Na resposta, Eduardo Botelho defende que a concessionária Águas Cuiabá trata apenas 30% do esgoto, em vez de 91%, como afirma. Ele também diz que fará um programa de combate aos incêndios.

Abílio provoca Botelho sobre propostas de deputado do União

“Você não acha muita mentira? Vai dar 25 mil casas, 1 milhão de árvores?”, provoca Abílio.

Na réplica, o candidato voltou a afirmar que cumprirá as promessas. “Para ele, não vai, porque ele não sabe fazer nada mesmo. Quando Mauro falava que ia fazer 2 mil quilômetros, todo mundo achava impossível, mas ele passou disso”, comentou.

Na réplica, Brunini diz que Botelho promete colocar uma praia em Cuiabá. “Ele prometeu para os pescadores que ia ficar tudo certo. Pergunta lá para os pescadores, deu o maior golpe nos pescadores. O próprio Mauro falou para você parar de mentir”, diz o deputado federal e candidato a prefeito.

Em sua tréplica, Botelho diz que muitos disseram que era mentira quando afirmou que entregaria escrituras. “Olha o pessoal do CPA, do Pedra 90, do Planalto, olha o Renascer, que tinha problemas sérios e todo mundo recebeu suas escrituras”, comenta Eduardo. “Para um candidato que não sabe como fazer, tudo é mentira”, conclui.

Domingos Kennedy pergunta a Abílio Brunini sobre economia na Prefeitura

Brunini afirma que os escândalos de corrupção em Cuiabá provocaram um rombo de R$ 500 milhões. “A saúde é o sintoma, a corrupção domina a gestão da Prefeitura”, declara.

“Eu nunca vi uma emenda do Botelho para asfaltar uma rua de Cuiabá, nunca vi uma emenda do Botelho para ajudar a saúde de Cuiabá”, reafirma Abílio. “Cortando a corrupção, sobra dinheiro para a Prefeitura de Cuiabá”, diz.

O deputado federal lembra dos semáforos inteligentes e diz que somente ele é capaz de mudar.

Kennedy comenta que é o mais preparado para solucionar os problemas.

O candidato fala da proposta “Destrava Cuiabá”. O programa, segundo ele, será para facilitar a construção de casas e prédios. “O arquiteto e o engenheiro já são responsáveis por isso, a Prefeitura tem apenas que reconhecer”, afirma o parlamentar federal ao comentar sobre a burocracia. “Não vota no Lúdio não, vota no Abílio que a gente resolve”, conclui.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760