Os vereadores da Câmara de Cuiabá rejeitaram na sessão ordinária desta terça-feira (30.11) dois pedidos de abertura de comissão processante (CP) para investigar o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), denunciado por supostas irregularidades no âmbito da Saúde Municipal. Esse foi o quarto pedido rejeitado pela Câmara Municipal.
Os pedidos de CP que poderiam cassar o mandato do prefeito foram apresentados pelo vereador Dilemário Alencar (Podemos) e pela vereadora Edna Sampaio (PT).
Como o Regimento Interno (RI) da Casa de Leis prevê que o pedido de abertura de comissão processante quando apresentado por um parlamentar no mandato, o mesmo não poderá participar da votação, neste caso, a Mesa Diretora convocou e empossou o suplente de Dilemário, Renato Mota (Podemos) e o Professor Robinson Cireia (PT) da vereadora Edna.
Leia também: Emanuel deve anunciar novas medidas contra Covid-19
“Está claro que há um jogo de manipulação do Poder dando cargos, o prefeito deve sim ser processado, nós somos por isso, nós vamos votar por isso, mas nós também queremos avaliar o seguinte: qual é a disposição desta Câmara de Vereadores de concurso público, de gente que não é cargo, de fazer a luta por isso, porque eu passei num concurso para ser professor do estado. É isso que a gente defende, que os servidores públicos não sejam nomeados, não seja indicação de vereador, que eles possam trabalhar na saúde pública como deve ser feito”, declarou o vereador Professor Robinson Cireia.
Antes da votação, o líder do prefeito na Câmara, vereador Mário Nadaf (PV) adiantou que seria a quarta rejeição do Parlamento: “Essa será a quarta convicção deste parlamento que de forma clara não manifesta o desejo dessa abertura de Comissão Processante”, declarou Nadaf, que alegou que projetos estão “parados” em razão de inúmeros pedidos: ‘Eu acho que já começa a exigir desta procuradoria um controle de admissibilidade”, declarou.
CP da vereadora Edna -
Votaram sim
Demilson Nogueira
Diego Guimarães
Dilemario Alencar
Robinson Cireia
Eduardo Magalhães
Michelly Alencar
Pastor Jeferson
Sargento Joelson
Sargento Vidal
Tenente-coronel Paccola
Não
Paulo Henrique
Dr Luiz Fernando
Cezinha Nascimento
Adevair Cabral
Chico 2000
Dídimo Vovô
Kassio Coelho
Lilo Pinheiro
Marcrean Santos
Marcus Brito Junior
Maria Avalone
Professor Mário Nadaf
Rodrigo Arruda e Sá
Wilson Kero Kero
O presidente da Casa, Juca do Guaraná (MDB) - não vota
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).