O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), oficializou a perda do mandato eletivo da vereadora Edna Sampaio (PT). A resolução nº 017, de 11 de outubro de 2023, circula na Gazeta Municipal desta segunda-feira (16.10).
“Fica decretada a PERDA DO MANDATO ELETIVO DA VEREADORA EDNA LUZIA ALMEIDA SAMPAIO, cujo nome parlamentar é EDNA SAMPAIO, do partido dos Trabalhadores, POR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR, de acordo com a decisão proferida pelo Soberano Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá”, cita trecho da publicação.
Chico considerou o relatório final da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que reconheceu estar comprovada a materialidade dos fatos e a responsabilidade da vereadora Edna Sampaio, em relação à Representação apresentada pelo vereador Luís Claudio, no processo disciplinar nº 22.704/2023, e, "que tais atos são incompatíveis com o decoro parlamentar."
“CONSIDERANDO que dos 25 (vinte e cinco) vereadores que compõem o Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, 20 (vinte) votaram pela cassação do Mandato Parlamentar da Vereadora Edna Sampaio, em sessão plenária previamente convocada para este fim, e que os votos foram dados de forma aberta, mediante chamada nominal de cada Vereador”, cita trecho da publicação.
Também foi considerado o artigo 20 da Lei Orgânica do Município de Cuiabá que estabelece perda de mandato o vereador. “Cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar ou atentatório às instituições vigentes.”
Leia mais:
Professora Rosa Neide repudia cassação da petista Edna Sampaio em Cuiabá
Primeiro suplente do PT assume vaga de vereadora cassada na próxima semana
Advogado de Edna Sampaio chama Câmara de "Casa da ilegalidade" e que cassação foi "um circo armado"
Vereadora de Cuiabá tem mandato cassado por esquema de rachadinha
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).