O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho (DEM) se reuniu com representantes das academias de ginásticas, crossfit e de atividades de hidroginásticas na manhã desta terça-feira (28.04), para discutir as dificuldades do segmento durante o isolamento social. A categoria pleiteia linhas de crédito para garantir a sobrevivência.
Botelho disse que a categoria é um setor muito importante para Mato Grosso e foi um dos primeiros segmentos a serem obrigados a fechar pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), sem nenhuma perspectiva de receita.
“Eles estão passando dificuldades financeiras e nós estamos trabalhando nesse sentido para ajudá-los, para arrumar uma linha de crédito junto a MT-Desenvolve, deslocando dinheiro do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso - FUNDEIC para atendê-los. E também fazendo gestão junto a Prefeitura para promova a abertura dos estabelecimentos”, disse Botelho.
Segundo o representante da Associação Brasileira de Academias (Acad), em Mato Grosso, Celso Mitsunari, o setor representa mais de mil academias com aproximadamente 10 mil trabalhadores que estão com dificuldades. Ele relatou ter recebido reclamações de donos de academia de Alta Floresta, Juruena, Sinop e Poconé.
“Eles estão com dificuldade para linha de crédito, porque com a academia fechada, o risco para o banco é maior e os pequenos empresários geralmente não têm uma casa ou escritura no nome para oferecer como garantia. Geralmente é alugado. Alguns já me avisaram que fecharam, outros faliram e têm alguns que simplesmente decidiram fechar por desistir de empreender no Estado”, contou Celso.
O secretário estadual de Esporte, Cultura e Lazer, Allan Kardec ressaltou que os empresários procuraram a pasta para buscar junto ao Desenvolve MT e a Assembleia Legislativa formas de ajudar o setor, que contabiliza quase 60 dias fechado, bem como buscaram orientações para montar um cronograma de retorno as atividades, especialmente as atividades ao ar livre, e os grupos de personal trainer que não são atividades com área fechada.
“Uma terceira pauta discutida foi à criação de uma lei declarando as academias de ginásticas como prioritárias. Na proposta, os projetos que oferecem atividades físicas passará ser considerada prioritária com uma série de incentivos, em relação a energia elétrica para fique mais acessível ao público e mais barato”, relatou Kardec.
O diretor de prospecção e projetos da Agência de Fomento de Mato Grosso - Desenvolve MT, William César ressaltou que a reativação do Desenvolve-MT com novas medidas ao Fundeic aprovados pela Assembleia Legislativa que aguardam sanção do Governo do Estado tornará possível conceder linha de créditos às microempresas no período emergencial.
“O FUNDEIC pode ser a salvação para determinadas categorias, foram feitas algumas mudanças legislativas, a Assembleia foi parceira nisso, e esperamos que com essas mudanças possibilitem o capital de giro pelo Fundo de Desenvolvimento, que vai atender a categoria nesse momento emergencial com as condições de juros mais adequadas e possa tirar todos dessa emergência”, disse o diretor.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).