O presidente da Assembleia de Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (União) e a deputada Janaina Riva (MDB) encaminharam ao governador Mauro Mendes (União) um pedido oficial da Casa de Leis, para que o Governo decrete situação de emergência, devido à seca, que afeta o agronegócio mato-grossense.
Segundo a deputada Janaina, o pedido assinado por Botelho é uma preocupação com a economia de Mato Grosso, com a produção do Estado, especialmente o pequeno produtor.
Conforme Botelho foram discutidos a possibilidade de fazer o decreto pela Assembleia, porém, a iniciativa deve ser feita pelo Governo de Mato Grosso. Segundo Botelho, o decreto deve salvar alguns produtores que estão sofrendo.
“Infelizmente a Assembleia não pode fazer, então, estamos encaminhando esse pedido em caráter de urgência para o Governo do estado, para que ele faça esse decreto de emergência. A situação das pessoas que estão sofrendo com a seca, gado morrendo de sede, produtores perdendo, quem plantou soja, muitos estão perdendo, estão gradeando a soja. A situação é muito dramática para essas pessoas.
Já a deputada Janaina Riva afirmou que outros municípios decretaram situação de emergência: “Esse também é um pedido da Aprosoja, Famato e de municípios como Primavera do Leste, Juara, Canarana e outros que já decretaram situação de emergência para ajudar os produtores nesse cenário de dificuldade.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).