O senador da República, Álvaro Dias (Podemos-PR), disse ao VGN que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um candidato a ser “batido” nas eleições de 2022 para Presidência da República, mas que tudo pode mudar, dependendo dos próximos passos da Justiça Federal em relação ao processo da Lava Jato.
A elegibilidade de Lula ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter anulações das condenações do ex-presidente na Operação Lava Jato.
Leia Mais Por 8 votos a 3, STF mantém decisão que anulou condenações de Lula
“Se o ex-presidente se torna elegível, obviamente ele torna um candidato a ser batido (vencido), porque possui densidade eleitoral. Não sabemos o que ocorrerá na Justiça Federal. Ainda não há uma decisão se o processo vai para São Paulo ou para Brasília. Se as provas acumuladas em Curitiba serão validadas ou se instalará procedimento a partir da estaca zero. Ainda não existe possibilidade de uma posição clara da candidatura de Lula. O fato é que hoje ele está elegível”, declarou Dias.
Segundo ele, a tendência é que caso nada mude até 2022, a eleição pode ser polarizada inicialmente entre Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro, mas que políticos do Centro devem tentar “despolarizar” a eventual disputa.
“Imagino que teremos além dos dois candidatos (Lula e Bolsonaro), outros candidatos ao Centro. Dificuldades que teremos no processo eleitoral”, ponderou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).