Integrar todos os municípios do Araguaia com o restante do estado por meio do asfalto até o final de 2015, o que permitirá ampliação do desenvolvimento econômico e melhorias dos serviços à população. Essa é uma das metas do candidato a governador por Mato Grosso, trabalhador da saúde pública Lúdio Cabral (PT). Em intensa atividade na região, neste final de semana, Lúdio afirmou o compromisso de realizar um governo descentralizado, em escuta permanente com a população e que tem como principal sentido o cuidado com as pessoas.
“Não temos compromisso com meio dúzia de bilionários que financiam campanhas e que querem enriquecer mais às custas do estado. Nosso compromisso e a principal prioridade de nosso governo será cuidar das pessoas, de quem precisa de maior atenção do estado”, afirmou Lúdio.
Ao apresentar as metas para infraestrutura e logística da região, Lúdio destacou o compromisso com o desenvolvimento econômico pensado a partir da distribuição de riquezas entre os municípios, com apoio a agricultura familiar, ao comércio, ao pequeno empreendedor e ao pequeno produtor rural e com incentivo a industrialização para gerar mais renda e empregos.
“Antes do presidente Lula e da Dilma, o pequeno produtor do campo não tinha sequer luz elétrica, vivia ainda como se fosse o século 19. O programa Luz para todos iluminou o Araguaia. Nós vamos junto com a presidente Dilma prosseguir no desenvolvimento do Araguaia”, afirmou Lúdio.
Entre as metas para infraestrutura e logística, está a construção de um eixo de desenvolvimento regional com a pavimentação da MT 130 de Paranatinga a Santiago do Norte, contornando o Parque Nacional do Xingu até a antiga BR 080 no distrito de União do Norte em Peixoto do Azevedo, pavimentar a MT 020 Canarana a Paranatinga; restaurar a MT 130 de Paranatinga a Primavera do Leste. Além disso Lúdio defende sintonia com o governo da presidente Dilma para realizar um grande projeto nacional que contempla Mato Grosso e o Araguaia. Como a conclusão da BR 152, a pavimentação do trecho da BR 242 entre Querência e Santiago do Norte para ligar a BR 158 e a 163, bem como acelerar o ritmo para implantação da Ferrovia de Integração do Centro-oeste.
“ Lúdio é a mudança que precisamos por que pensa nos pequenos. Quando o presidente Lula foi eleito os mais pobres começaram a sentir a mudança. Aqui, o nosso estado é rico e a nossa região precisa de um governador que tenha compromisso em fazer chegar condições para todos”, afirma Arlo Oliveira, 61 anos, morador de Paranatinga.
Como estudioso e trabalhador da saúde pública Lúdio assegurou transformar Mato Grosso no melhor estado do Brasil em atendimento à saúde. Ele reforçou seu compromisso de ajudar os municípios na melhoria da atenção básica, na revitalização de hospitais municipais e de trazer para o interior mais médicos especialistas, para que as pessoas sejam atendidas mais próximas de onde vivem. Além de assumir a gestão pública e reestruturar a média e alta complexidade na saúde.
“ Nós ficaremos mais tranquilas com ele governador, por que ele vai cuidar da saúde. Eu tive que fazer 10 cirurgias, fui pra outro estado, tudo longe, difícil de mais. Vou votar nele por quero que o Araguaia melhore mais”, afirma dona Daria Gomes, 65 anos, moradora de São Félix do Araguaia.
O fortalecimento da Universidade do Estado do Mato Grosso com a criação de novos cursos voltados para a vocação econômica da região, a educação em tempo integral em todas as escolas de ensino fundamental do estado e a implantação em todos os municípios do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, assegurando as três refeições diárias e estrutura para atividades complementares, além de ajudar os municípios a acessar recursos para educação infantil em creches e pré-escola foram metas apresentadas pelo candidato.
Ás margens do Rio Araguaia, Lúdio reforçou o compromisso de governar potencializando todas as riquezas do patrimônio histórico, cultural e natural de Mato Grosso, como os biomas e seus rios.
“Com Lúdio nós vamos ter um governador que ouve a gente. Ele sempre cuidou do povo. Aqui será uma capital de governo, ele virá sempre e o governo estará aqui vendo de perto nossa necessidade”, afirma o morador de Confresa, Hélio Sthuh, 58 anos, em referência a uma das metas de Lúdio de descentralização das estruturas de estado com a implantação de sedes de Governo Descentralizado Regional.
Durante a visita ao Araguaia, Lúdio recebeu o apoio da comunidade Xavante e reafirmou seu compromisso de fazer com que as políticas sociais cheguem a todos. “Não fazemos discursos vazios, nossos compromissos estão associados a minha trajetória de vida e de profissão”, afirma Lúdio ao relembrar o seu trabalho em comunidades indígenas.
Acompanhado da vice-governadora Teté Bezerra (PMDB), de deputados e candidatos da Coligação ‘Amor a Nossa Gente’, Lúdio recebeu também o apoio de personagens históricos do Araguaia, como o seu Hélio Milhomens, um dos pioneiros de Nova Xavantina e de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e de movimentos sociais da região, além do acolhimento caloroso da população durante atividades nos municípios de Paranatinga, Canarana, Nova Xavantina, Confresa, Vila Rica e São Feliz do Araguaia.
No final da tarde de domingo (21.09), Lúdio e Teté visitaram o bispo Dom PedroCasaldáliga na Prelazia de São Félix.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).