19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 07 de Novembro de 2023, 08:55 - A | A

Terça-feira, 07 de Novembro de 2023, 08h:55 - A | A

“Acesso Maldito”

Policial é presa em operação contra entrada de celulares em cadeia

Policial é investigada ainda por envolvimento em tráfico de drogas e corrupção

Angelica Gomes /VGN

Uma policial penal e um reeducando, que não tiveram as identidades reveladas, foram presos sob a suspeita de envolvimento em tráfico de drogas e esquema que facilita o acesso ilegal de celulares na Cadeia Pública de Alto Araguaia (a 251 km de Cuiabá). A prisão dos investigados foi realizada durante a operação “Acesso Maldito”, deflagrada na manhã desta terça-feira (07.11), com foco no combate a uma série de crimes no município.

Conforme a Polícia Civil, os membros de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na cidade, arrecadava os celulares por meio de roubos, furtos ou pela troca de drogas realizadas por usuários.

Com o andamento das investigações, os policiais identificaram a participação direta da policial penal, que recebia os celulares dos membros da organização e entregava para os presos na cadeia pública. A agente de segurança recebia valores em dinheiro e drogas, caracterizando também o crime de corrupção.

Ainda durante as investigações de um caso de sequestro, onde a vítima foi torturada e mantida em cárcere privado, as equipes policiais identificaram que os presos recebiam ligações dos membros da organização, por videoconferência, para decidirem o destino da vítima, em uma espécie de “tribunal do crime”. 

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Marcos Paulo Batista de Oliveira, a operação iniciou com base nas apreensões de 50 celulares e 300 porções de maconha, realizadas desde 2022 na cadeia de Alto Araguaia, que atualmente possui mais de 100 reeducandos, atendendo as cinco cidades da região, composta pelos municípios de Alto Garças, Alto Taquari, Ponte Branca, Araguainha, além de Alto Araguaia.

O delegado explica que as investigações comprovaram a facilidade e ausência de controle efetivo de acesso de objetos ilícitos no estabelecimento prisional, potencializada com a participação de servidor do sistema penal. "Os presos, com o acesso facilitado de celulares e drogas, continuam praticando livremente os mesmos crimes que os levaram a prisão”, pontua Marcos.

Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão, além de bloqueios de contas bancárias e quebra de sigilo telefônicos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Alto Araguaia, que tiveram como base as investigações da Polícia Civil.

Leia também: Operação prende golpistas que criavam contas para desviar salários de servidores

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760