A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), deu início, na manhã desta quarta-feira (07.06), ao 12º Estágio de Aperfeiçoamento de Praças, em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Ao todo, participarão do curso, com duração de 60 dias, 356 policiais militares, sendo 44 no Estágio de Atualização de Sargentos (EAS), 288 no Estágio de Qualificação de Sargentos (EQS) e 24 no Estágio de Qualificação de Cabos.
O comandante da Esfap, tenente-coronel Bruno Marcel Souza Tocantins, contou que o curso abrangerá as disciplinas de Direito Penal Militar e Processual Penal Militar, Direito Administrativo, Termo Circunstanciado de Ocorrência e Procedimento Operacional Padrão (POP), aliando sempre a teoria à prática.
"O estágio é um momento importante na vida do policial militar, não somente pelo ganho de conhecimento, mas um período de rever colegas de turma, trocar experiências e fortalecer os laços da hierarquia, disciplina e ética militar. A principal função é aprimorar os conhecimentos técnicos e práticos dos policiais militares, se alinhando com as novas tendências para a garantia da segurança pública".
Representando o comandante-geral, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), coronel PM Januário Antônio Edwiges Batista, ponderou que a qualificação profissional dos militares reflete na prestação de serviço à sociedade, melhorando ainda mais os conceitos e técnicas durante abordagens.
"Os estágios agregam conhecimentos científicos que trazem segurança jurídica e física ao policial durante a execução da atividade policial. Além do aperfeiçoamento para o exercício das atividades policiais, os estágios atendem exigências legais para a progressão nas carreiras de praças da PM e serve como pré-requisito para promoção".
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Waldir Teis, enalteceu a parceria junto à Polícia Militar para mais um curso de qualificação e formação dos policiais militares. "Conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar e nós do TCE estamos à disposição da instituição para fortalecer e capacitar nossos profissionais da Segurança Pública. A PM é uma das instituições que mais ensina disciplina para conseguir nossos objetivos e respeito ao próximo".
A aula inaugural contou com as palestras do coronel PM da reserva remunerada Clarindo Alves de Castro sob o tema "Desafios do policiamento real no mundo virtual”, da sargento PM Adriana sobre “Sistema SIGADOC na prática" e por fim uma ministração do juiz Moacir Rogério Tortato com o tema "Discutindo a invasão a domicílio.
Leia mais; Menina de 9 anos usa diário com escrita invisível para relatar que era estuprada pelo pai
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).