A Polícia Federal, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prendeu na última sexta-feira (22) um homem acusado de realizar garimpo ilegal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Chapada dos Guimarães.
O suspeito, identificado como D.D.M., foi detido após ser flagrado com ouro extraído da região do Morto de São Jerônimo com detector de metais utilizado na atividade ilícita.
Segundo o relato de um agente de fiscalização ambiental do ICMBio, a operação foi desencadeada após monitoramento por drones na área conhecida como Morro do Gerônimo, onde atividades de garimpo haviam sido identificadas. Na manhã da ação, por volta das 5h50, o suspeito foi abordado em uma das rotas de acesso ao local.
Ele estava em uma motocicleta e carregava uma pequena quantidade de material com aparência de ouro dentro de um frasco de remédio, além do equipamento usado para detectar os minerais.
Conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Cuiabá, o garimpeiro admitiu estar retornando do garimpo clandestino. Em depoimento, o suspeito admitiu que extraiu o ouro no parque e afirmou que vende o minério no centro de Cuiabá. Ele alegou que trabalha sozinho e que a atividade de garimpo é sua única fonte de renda.
O material encontrado e o detector de metais foram apreendidos, e a motocicleta usada na atividade foi retida administrativamente pelo ICMBio.
Leia mais: Pedidos de garimpo em Chapada dos Guimarães aumentam 85%
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).