A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (18.04) novos mandados em Mato Grosso contra suspeitos de envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. As ordens judiciais fazem parte da 10ª fase da Operação Lesa Pátria.
De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em Mato Grosso, e também nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
Em nota, a Polícia Federal disse que a investigação pretende identificar pessoas que participaram, financiaram, se omitiram ou fomentaram os atos antidemocráticos de 08 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios públicos.
Os investigados podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Importante destacar que até o momento a Procuradoria-Geral da República (PGR) já denunciou 1.390 pessoas por participação nos atos de 8 de janeiro. Nessa segunda-feira (17.04), o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento das primeiras denúncias contra investigados pelos atos de vandalismo. Se a Corte acolher as denúncias, os investigados passam à condição de réus e responderão a ações penais.
Leia Também - Operação mira criminosos que comandam roubos de dentro da cadeia em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).