26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 08:47 - A | A

Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 08h:47 - A | A

Operação Sisamnes

PF cumpre mandado de prisão contra lobista de MT acusado de comprar sentenças

A PF também fez buscas no gabinete de desembargadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Adriana Assunção & Edina Araújo/VGN

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves foi alvo de mandado de prisão que deve ser cumprido pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (26.11) durante a Operação Sisamnes, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional. Ele é o único alvo com pedido de prisão preventiva.

A operação também ocorre em Brasília. Assessores de ministros do STJ são alvos da operação.

O advogado Flaviano Taques consta também entre os alvos da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal. Além dele, também são investigados quatro pessoas, incluindo os desembargadores, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, afastados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suspeitas de venda de sentenças.

Também seriam alvos, segundo apurou a reportagem do , o filho do desembargador Sebastião e um ex-assessor deste mesmo desembargador.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal. Além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

Conforme a PF, as investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados. Ainda conforme a PF, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.

Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa do STJ, não existem medidas sendo cumpridas no tribunal. "Informações devem ser obtidas junto à PF ou ao STF, de quem partiram as ordens", afirmou a assessoria.

A reportagem ainda não conseguiu localizar a defesa de Andreson.

Leia também: 

Quem é Andreson de Oliveira Gonçalves? De falso policial a suspeito de envolvimento na venda de sentenças

Operação da PF mira desembargadores do TJ/MT

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760