23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 18 de Outubro de 2012, 10:34 - A | A

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2012, 10h:34 - A | A

Sistema Penitenciário

Onze condenados são transferidos para o Paraná

Secom/MT

Sem incidentes, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos humanos (Sejudh) transferiu onze reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) para o presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. A operação teve início às 5 horas desta quarta-feira (17.10), com a retirada dos presos das celas, pelos agentes penitenciários de plantão.

O trabalho envolveu forte esquema de segurança que contou com 23 agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais (SOE) e policiais militares do Batalhão de Guarda da Penitenciária.

A operação foi coordenada pelo superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho. Segundo ele, nenhum incidente foi registrado durante o deslocamento até o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, de onde os reeducandos foram embarcados em aeronave da Polícia Federal.

O superintendente destaca que os trabalhos em solo matogrossense duraram cerca de quatro horas e foram concluídos quando os reeducandos foram entregues aos agentes penitenciários federais, sob o comando do chefe de equipe André Fernandes Ferreira. Ele explica que além dos servidores da Sejudh, a operação contou com o apoio do Comando de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Infraero.

Logística especial foi desenvolvida para que o embarque dos presos não interferisse na rotina do aeroporto. Todos os transferidos são condenados a penas altas, até cem anos. Predominam no grupo assaltantes de banco na modalidade conhecida como novo cangaço, porém, um dos transferidos é integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), com base em São Paulo. Todos são considerados de alta periculosidade.

Ao final da operação Gilberto Carvalho agradeceu a todos e ressaltou o trabalho desempenhado pelo SOE. Ele lembrou que muitos dos agentes envolvidos na segurança estavam em período de folga, mas atenderam ao chamado por “vestirem a camisa” do Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

Conseguir vaga em presídios federais é difícil devido à concorrência com outros Estados e também pelos trâmites burocráticos que o caso exige. Nesse sentido, o secretário Paulo Lessa, titular da Sejudh, destacou o empenho dos servidores da Secretaria de Justiça e enalteceu a contribuição da assessora Especial Geyza Bianconi, pelas demandas realizadas pessoalmente junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Outra conquista da Sejudh junto aos órgãos federais foi a renovação da permanência do reeducando João Arcanjo Ribeiro, por mais um ano, na Penitenciária Federal de Campo Grande, MS.

São os seguintes os reeducandos transferidos: Anderson Cavalcante Souza, Bruno Saraiva Mota de Souza, Carlos Eduardo Sobrinho, Evodio Alves de Souza, Fagno Ferreira da Silva, Francisco Hélio Bezerra Feitosa, Ilton Cesar de Jesus, Jelson Bazzo Júnior, Paulo Henrique Alves, Paulo Sérgio Alves de Souza, Sidney Bittencurt.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760