Oito homens, com idades entre 21 e 51 anos, foram presos nesta terça-feira (14.03), na região de chácaras São João, cortada pela avenida Contorno Leste, em Cuiabá, por desobediência, desacato, resistência e adulteração de veículo.
Conforme ocorrência, a equipe do Batalhão Ambiental foi até o local para atendimento de uma solicitação referente a crimes ambientais praticados por invasores – desmatamento e destruição da vegetação natural, onde foram confirmados os crimes praticados.
Durante a ação, foram tiradas fotos e medições das áreas danificadas, e em contato com os invasores na tentativa de identificar o responsável, alguns começaram a se exaltar e partir para cima da equipe policial tentando impedir a continuidade da fiscalização.
Os policiais abordaram alguns suspeitos, e em busca pessoal, foi localizado com um deles, uma porção de maconha. Já outro suspeito desacatou a equipe, chamando os policiais de “vagabundos e safados”, e com também foi localizado um cigarro de maconha.
Também foi constatado que a motocicleta de um dos suspeitos, uma Fan 125, estava com a numeração do chassi suprimido e o número do motor aparentemente adulterado.
Devido ao tumulto causado pelos populares, viaturas da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Força Tática e demais guarnições foram acionados para dar apoio a continuação das fiscalizações.
No entanto, conforme consta da ocorrência, os policiais foram impedidos pelos invasores, que obstruíram a passagem com pedaços de pau e galhos, além de agredir os militares e se manifestarem como sendo o espaço de uma facção criminosa. Pedras foram arremessadas nas viaturas, e os policiais responderam às agressões com força moderada, disparos de munição antimotim.
Diante dos fatos, os suspeitos foram algemados e conduzidos à Central De Flagrantes. Foi constatado que durante a fiscalização um indivíduo, que seria um dos responsáveis pela administração do local, estaria inflamando e ligando para os ocupantes da invasão para que atrapalhasse a fiscalização policial, porém o mesmo teria evadido do local tomando rumo ignorado.
A reportagem do recebeu vídeos encaminhados por populares que estariam no local, onde afirmaram que os policiais agiram com truculência e agrediram moradores. Conforme uma das imagens, um homem aparece caído próximo de uma cerca, rodeado por uns três policiais, sendo que um deles teria agredido o homem com chutes e socos. Um policial ambiental chega a tirar uma mulher que tenta se aproximar e tentar intervir nas agressões.
Em outro vídeo, populares gritam que uma mulher foi agredida pelos policiais, no momento em que a mulher aparece amparada por dois homens.
A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar, e indagou sobre as agressões, e foi informada que os vídeos foram passados para o Comando da PM e aguardam resposta se irão ou não emitir nota. O espaço permanece aberto para manifestação.
Leia também
Mulher é presa por agredir mãe idosa com câncer terminal
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).