O ex-secretário de Estado de Ciências e Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgatto (PSD), da atual gestão, foi preso nesta terça-feira (19.04) durante a Operação Descobrimento que investiga o envio de drogas para Portugal.
Borgatto foi preso pela Polícia Federal em um prédio de luxo em Cuiabá. Ao todo, a Operação Descobrimento cumpre 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva em Cáceres e nos Estados da Bahia, São Paulo, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia portuguesa cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.
Borgatto foi secretário de Estado entre 2019 e março deste ano, quando deixou o cargo para viabilizar sua candidatura ao cargo de deputado federal nas eleições de outubro. Antes de ser secretário, Nilton foi prefeito do município de Glória D'Oeste.
O Esquema - As investigações começaram em fevereiro de 2021, quando 525 kg de cocaína foram apreendidos no táxi aéreo de uma empresa portuguesa, no Aeroporto Internacional de Salvador. A droga foi encontrada enquanto a aeronave era abastecida.
A droga era transportada no avião de uma empresa privada ligada ao lobista Rowles Magalhães Pereira da Silva, que ficou conhecido por denunciar um esquema de propinas nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Na ocasião, cinco pessoas foram conduzidas para a Polícia Federal. Rowles foi preso também na manhã de hoje em São Paulo.
Com a apreensão, a polícia conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa, que atuava no Brasil e em Portugal.
Segundo a PF, os investigados são fornecedores da cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares, que abriam a aeronave para guardar a droga. Além disso, transportadores dos voos e doleiros eram os responsáveis pela movimentação financeira do grupo criminoso.
Outro Lado - O Diretório do PSD encaminhou nota sobre a prisão de Nilton Borgato.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Diante das informações a respeito da Operação Descobrimento, deflagrada pela Polícia Federal, o Diretório de Mato Grosso do Partido Social Democrático informa que:
- O partido tomou conhecimento das medidas judiciais contra o ex-secretário Nilton Borgato na manhã desta terça-feira (19), através da imprensa;
- O PSD vai aguardar o desenrolar das investigações, respeitando o direito de ampla defesa, assegurado pela Constituição Federal, antes de tomar qualquer decisão.
Leia Também - Pai da menina que morreu afogada na piscina do clube militar no domingo acusa diretoria de negligência
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).