Um criminoso identificado como João Marcelo da Silva, 20 anos, foi morto durante confronto com a Polícia Civil, em Alto Paraguai/MT (a 218 km de Cuiabá), neste sábado (15.07). O outro criminoso, um jovem de 22 anos, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e associação criminosa.
Ambos, segundo a Polícia Civil, eram membros de uma facção criminosa e estavam sendo investigados por homicídios na região. O suspeito morto era considerado o líder do grupo.
A ação foi realizada pela Delegacia de Diamantino com o apoio da Gerência de Operações Especiais (GOE), para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar no bairro Fazenda Velha, em Alto Paraguai.
Segundo a Polícia Civil, durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo. Na casa do suspeito de 22 anos, os policiais encontraram uma espingarda calibre 28, várias munições e outros materiais, o que levou à sua detenção em flagrante. João Marcelo da Silva, por sua vez, estava portando uma pistola calibre 7.65 no momento do confronto.
Os policiais civis iniciaram a operação cumprindo o mandado de busca e apreensão na residência do primeiro suspeito. Ao chegarem ao local, encontraram o jovem de 22 anos trancado em um quarto. Na casa, além da espingarda e munições, foram apreendidos outros materiais relacionados à atividade criminosa.
Em seguida, os policiais se dirigiram à residência de João Marcelo da Silva para cumprir os mandados de prisão emitidos pela Justiça, pelos crimes de homicídio contra Higor Alexandre Benites dos Santos e Ademilson Neves de Oliveira.
No trajeto, os policiais receberam informações de que João Marcelo da Silva havia fugido para uma área de mata, e uma busca foi realizada visando localizá-lo. Durante a busca, foram encontrados rastros em uma trilha dentro do matagal, e o suspeito foi avistado portando a pistola calibre 7.65.
Mesmo diante das ordens verbais, o suspeito sacou a arma e apontou em direção à equipe policial, resultando em um confronto. João Marcelo da Silva foi atingido pelos disparos e foi posteriormente socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Conforme as investigações da Polícia Civil, João Marcelo da Silva ocupava a posição de líder dentro da facção criminosa estabelecida na região de Alto Paraguai. Ele era responsável por diversos crimes e teve sua prisão decretada pelos homicídios ocorridos em decorrência de disputas entre as facções.
Leia também - Homem morre carbonizado dentro de veículo em Poconé/MT; suspeita de suicídio
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).