Em nota publicada nesta sexta-feira (31.01), o Consórcio BRT declarou que "não há mágica possível" e defendeu a repactuação do contrato com aumento do valor a ser pago pelo Governo por conta de mudanças no projeto e outros problemas políticos envolvendo a obra.
A nota foi enviada após a declaração do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, que defendeu a rescisão do contrato com o Consórcio.
"Não há mágica possível para entrega dentro do prazo estabelecido originalmente se, até janeiro de 2024, o consórcio esteve impossibilitado de executar quase 85% das obras por conta de uma verdadeira guerra política entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro", diz trecho da nota, que completa: "O Consórcio BRT busca um acordo equilibrado, de modo a evitar novos impasses. Caso contrário, ônus adicionais serão inevitáveis para todas as partes — desde empresas, Estado e população. A judicialização poderia resultar em mais atrasos".
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Os Consórcio Construtor BRT Cuiabá expôs os entraves que dificultaram o cumprimento do cronograma original e os prejuízos acumulados, que já somam R$ 35 milhões.
Segundo o Consórcio, as mudanças no contrato original foram motivadas por fatores externos, como problemas na concepção do anteprojeto, frequentes alterações no traçado e disputas políticas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá.
Esses fatores, segundo a nota, inviabilizaram a execução da obra dentro do prazo inicialmente previsto. Apenas em 28 de janeiro de 2024 a Justiça liberou a retomada da construção, após um longo período de paralisação devido a embates entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro.
Apesar da liberação, os desafios persistem. Entre as dificuldades citadas estão alterações no projeto das estações, do Centro de Controle Operacional (CCO), do terminal de Várzea Grande e do sistema de macrodrenagem da região da Prainha. Além disso, a licença ambiental para o trecho de Coxipó foi concedida apenas no início de 2025, ou seja, mais de 800 dias após o início do contrato.
Nota oficial | Consórcio Construtor BRT Cuiabá
Diante do surgimento de diversas narrativas, as integrantes do Consórcio Construtor BRT Cuiabá vêm a público para restabelecer a verdade dos fatos. O Consórcio está há mais de quinze dias em negociação com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA) para a construção de uma alternativa sustentável e juridicamente segura referente à linha BRT que liga Várzea Grande e Cuiabá.
O contrato original sofreu alterações substanciais ao longo da execução, impactado por fatores externos alheios às empresas responsáveis pela obra — tais como problemas na origem do anteprojeto, mudanças frequentes no traçado e disputas políticas entre governo do Estado e prefeitura de Cuiabá. Além de tornar impossível a execução do cronograma original, esses entraves acarretaram prejuízos financeiros que já somam R$ 35 milhões.
Não há mágica possível para entrega dentro do prazo estabelecido originalmente se, até janeiro de 2024, o consórcio esteve impossibilitado de executar quase 85% das obras por conta de uma verdadeira guerra política entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro. Esse fato foi resolvido na Justiça a partir da liberação das obras em 28 de janeiro de 2024. No entanto, os entraves seguiram: mudanças no projeto das estações, do Centro de Controle Operacional (CCO), no terminal Várzea Grande, no projeto de macrodrenagem da região da Prainha, sem contar a licença para o trecho de Coxipó que foi emitida apenas no início de 2025, mais de 800 dias após o início do contrato.
Diante disso, o Consórcio BRT busca um acordo equilibrado, de modo a evitar novos impasses. Caso contrário, ônus adicionais serão inevitáveis para todas as partes — desde empresas, Estado e população. A judicialização poderia resultar em mais atrasos, aumento dos custos e impactos financeiros tanto para o poder público como para as empresas envolvidas, incluindo honrar os pagamentos a fornecedores locais.
Desde o início do processo, a solução negociada é de conhecimento do próprio governador Mauro Mendes, que ressaltou em recente entrevista a importância de buscar uma alternativa responsável para não onerar ainda mais o Estado e prejudicar a população. E é este bom senso que o Consórcio vem trabalhando nas dezenas de reuniões que estão ocorrendo na SINFRA.
O Consórcio é formado por empresas sérias, que conduziram grandes obras de infraestrutura no país, sempre com rigor técnico e respeito às normas legais e aos contratos estabelecidos. E não tem sido diferente no caso do BRT Cuiabá. Por isso, a importância de restabelecer, com clareza e transparência, a verdade dos fatos — para que seja possível cumprir as obrigações possíveis e resultar em um desfecho que resguarde o interesse público.
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