Da Redação VG Notícias com Terra
Ás 16 horas - horário de Brasília, desta segunda-feira (22.07), o Papa Francisco desembarcou na base Aérea do Galeão. Lá, ele foi recebido pela presidente Dilma Rousseff (PT), o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, entre outras autoridades. Ele foi recebido com palmas e gritos dos fiéis.
Acompanhe (horário de Brasília):
16h20 - A comitiva do Papa percorre as vias que já haviam sido interditadas para a passagem do Pontífice. O carro que transporta o papa Francisco é um veiculo comum, sem blindagem. O Pontífice se sentou no banco traseiro do carro e observa o caminho com a janela aberta.
Eles fecharam a pista da Estrada do Galeão no sentido centro. Assim que começaram a gritar, muitos policiais foram em direção ao grupo.
16h32 - Enquanto o Papa foi de carro para o centro do Rio de Janeiro, Dilma, Cabral, Paes e demais autoridades foram de helicóptero.
O carro que transporta o papa Francisco é um veiculo comum, sem blindagem. O Pontífice se sentou no banco traseiro do carro e observa o caminho com a janela aberta.
16h38 - O carro do Papa passa por uma multidão de fiéis enquanto se dirige à Catedral Metropolitana.
16h39 - Seguranças acompanham o veículo dos dois lados para evitar que as pessoas se aproximem. Francisco segue com a janela aberta, protegido por seguranças
16h49 - O carro para novamente e é cercado por uma multidão que tenta encostar e fotografar o Papa. Os seguranças tentam conter os fieis
16h52 - O automóvel que leva Francisco está parado no congestionamento; Os seguranças têm muita dificuldade em proteger o veículo da multidão que tenta chegar mais perto do Papa
16h56 - Centenas de pessoas já tomam a rua e bloqueiam o caminho por onde o Papa deveria passar. A comitiva para na via e a multidão avança para cima do carro onde Francisco está.
16h58 - O veículo e os batedores conseguem desviar da multidão e seguem em direção à Catedral Metropolitana do Rio
17h00 - Ansiosas pelo começo do desfile do papa pelo centro do Rio, as pessoas acompanham o caminho do aeroporto do Galeão até a Catedral pelas TVs de seus aparelhos celulares. Os peregrinos gritam "vem, papa Francisco, vem".
17h01 - O papa Francisco é levado até o papamóvel
17h02 - Ele inicia o percurso em carro aberto. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, também está no papamóvel
17h03 - O Papa passa pelo meio da multidão e acena para as pessoas. O papamóvel segue em direção ao Theatro Municipal
17h05 - Neste momento, o Papa passa por um trecho onde os peregrinos são isolados por um cordão formado por voluntários da JMJ
17h06 - Um bebê carregado pelo pai é erguido no meio da multidão para que o Papa possa beijá-lo
17h08 - Milhares de pessoas estão nas ruas para ver o papa Francisco passar com o papamóvel aberto. A multidão acena dos dois lados da via, onde foram colocadas barreiras para que o carro faça o caminho até o Theatro Municipal com tranquilidade
17h14 - Das sacadas dos prédios, algumas pessoas atiram papel picado na passagem do papamóvel
17h18 - No trajeto, o papamóvel para diversas vezes para o Papa beijar crianças que são levadas até ele
17h23 - Depois do trajeto em papamóvel, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara
Na sede do governo do Estado, o Papa será recebido pela presidente Dilma Rousseff e fará seu primeiro discurso.
17h26 - Papamóvel diminui a velocidade para Francisco abanar para o público
17h28 - Papa Francisco deixa o papamóvel e embarca novamente em um carro para ser levado ao Palácio Guanabara
17h31 - No Guanabara, Francisco também encontrará com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e com o prefeito da capital, Eduardo Paes.
17h36 - Cavalaria da PM se posiciona no Largo do Machado atenta aos manifestantes que estão no local
Representantes do movimento LGBT farão ’beijaço’ na chegada do Papa. "Eu beijo homem, beijo mulher, beijo na boca quem eu quiser", gritam.
17h37 - "Eu não me engano, eu não me engano, o Vaticano é Feliciano", gritam os manifestantes LGBT em frente ao Palácio Guanabara
17h38 - Enquanto isso, o papa Francisco chega ao III Comar para embarcar no helicóptero que o levará até o Guanabara
17h43 - O helicóptero Super Puma, da Força Aérea Brasileira, se prepara para decolar com a comitiva papal.
17h47 - Gays receberão Papa com beijaço coletivo: ’Igreja legitima recriminação’
Quando chegar ao Palácio da Guanabara, logo após desembarcar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o papa Francisco será "recepcionado" por dezenas de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais com um beijaço coletivo. O ato, segundo a comunidade LGBT, é uma forma de protestar contra a recriminação que a Igreja supostamente provoca no mundo. A principal reclamação dos gays é um discurso proferido pelo Pontífice, que afirmou que "as relações homoafetivas são um perigo para a humanidade". Terra:
17h51 - O helicóptero pousa neste momento nas Laranjeiras
17h56 - Papa desembarca da aeronave e caminha com a comitiva pelo campo, acenando para as pessoas que o recebem.
17h58 - Francisco segue a pé para o Palácio Guanabara, acompanhado do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta
17h59 - A presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebem o Pontífice.
18h01 - O papa Francisco entra no auditório do Palácio Guanabara e é saudado com aplausos
18h02 - A cerimônia tem início. Serão executados os hinos do Vaticano e do Brasil
18h08 - Presidente Dilma inicia seu discurso no auditório do palácio
"Papa Francisco, dou-lhe as boas-vindas ao Rio e ao Brasil. É uma honra o povo brasileiro recebe-lo, honra redobrada em se tratando do primeiro Papa latino-americano"
18h10 - "Temos diante de nós um líder religioso sensível", diz Dilma
18h18 - "A juventude brasileira clama por mais avanços sociais", afirma a presidente. "Para nós, todos os avanços que nós conquistamos são só o começo"
18h19 - Dilma Rousseff encerra seu discurso. Neste momento, falará o papa Francisco
18h20 - "Aprendi que, para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração, por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente esta porta", diz o Papa
18h22 - "Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo" diz Francisco.
18h26 - "Os jovens ’botam fé’ em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos. A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios", diz o Pontífice.
18h29 - O papa Francisco encerra seu discurso: "Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento", disse.
18h29 - Clima esquenta do lado de fora do Palácio Guanabara, onde está o Papa Francisco. A PM faz cordão de isolamento para tentar impedir a entrada dos manifestantes.
Há mais de 100 policiais entre a sede do governo e a rua Pinheiro Machado com a travessa Pinto da Rocha.
A PM está com dois caveirões do lado de fora do Palácio Guanabara, onde acontece uma manifestação. Cerca de 700 manifestantes estão bem próximos ao Palácio, onde a PM forma o cordão de isolamento.
Por enquanto, nenhum confronto registrado. Manifestantes queimam boneco do governador do Estado e gritam: "Cabral é ditador!" (VGN com Terra).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).