30 de Junho de 2024
30 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

No Alvo Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 15:01 - A | A

Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 15h:01 - A | A

proposta de retaludamento

Governador recusa estudo da UFMT sobre Portão do Inferno: "não será considerado"

Mendes disse que vai manter proposta de "retaludamento", considerava mais danosa

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), recusa considerar a análise de especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que desqualificou a proposta de retaludamento como solução para os desmoronamentos do Portão do Inferno, na MT-251, localizada no município de Chapada dos Guimarães (a 70 km de Cuiabá). O retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno.

O estudo encomendado pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães recomenda a construção de um viaduto.

“Eu tive acesso e não será considerado estudo e opiniões. Todo mundo pode apresentar um. O governo também contratou seu estudo, também passou para seus técnicos, profissionais e tomou a decisão, licitou uma obra, contratou”, destacou Mendes em entrevista à imprensa nessa terça-feira (26.06).

Conforme o estudo, o desmonte de rocha é a opção com maior impacto ambiental, levando mudanças na paisagem, na hidrogeologia da área, além de representar a remobilização de uma quantidade elevada de material rochoso.

“O desmonte também é uma opção com impacto social significativo, com alta possibilidade de fechamento da via, e ampliação da crise econômica e social causada pela queda de visitantes. As incertezas geológicas apresentadas, indicam que o valor proposto de 29 milhões para a obra, pode estar subrepresentado. Desta forma, a opção do retaludamento pode representar uma alternativa ruim do ponto de vista ambiental, social e até mesmo econômico”, diz trecho do relatório.

Início das Obras

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) contratou a empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda, com sede em Cuiabá, por um valor global de R$ 29.582.403,57, para execução da obra. A proposta do retaludamento do paredão do Portão do Inferno já obteve a licença do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque, mas o início das obras ainda depende da licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais:

Risco de queda de bloco em Chapada estava onde governo mandava motoristas aguardarem, diz relatório da UFMT

Sem licitação, Governo de MT contrata Lotufo Engenharia para executar obras no Portão do Inferno

 

 

 
 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760