O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), recusa considerar a análise de especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que desqualificou a proposta de retaludamento como solução para os desmoronamentos do Portão do Inferno, na MT-251, localizada no município de Chapada dos Guimarães (a 70 km de Cuiabá). O retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno.
O estudo encomendado pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães recomenda a construção de um viaduto.
“Eu tive acesso e não será considerado estudo e opiniões. Todo mundo pode apresentar um. O governo também contratou seu estudo, também passou para seus técnicos, profissionais e tomou a decisão, licitou uma obra, contratou”, destacou Mendes em entrevista à imprensa nessa terça-feira (26.06).
Conforme o estudo, o desmonte de rocha é a opção com maior impacto ambiental, levando mudanças na paisagem, na hidrogeologia da área, além de representar a remobilização de uma quantidade elevada de material rochoso.
“O desmonte também é uma opção com impacto social significativo, com alta possibilidade de fechamento da via, e ampliação da crise econômica e social causada pela queda de visitantes. As incertezas geológicas apresentadas, indicam que o valor proposto de 29 milhões para a obra, pode estar subrepresentado. Desta forma, a opção do retaludamento pode representar uma alternativa ruim do ponto de vista ambiental, social e até mesmo econômico”, diz trecho do relatório.
Início das Obras
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) contratou a empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda, com sede em Cuiabá, por um valor global de R$ 29.582.403,57, para execução da obra. A proposta do retaludamento do paredão do Portão do Inferno já obteve a licença do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque, mas o início das obras ainda depende da licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Leia mais:
Sem licitação, Governo de MT contrata Lotufo Engenharia para executar obras no Portão do Inferno
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).