A Reunião Ordinária do Fórum de Secretários Estaduais de Educação (CONSED), realizada no último dia 10 de agosto, no Malai Manso, em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, não atendeu às expectativas, contando com uma baixa presença de secretários, predominando a participação de representantes. O evento não alcançou o nível de representatividade e engajamento que se esperava em encontros dessa magnitude.
Em contraponto, o 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que aconteceu entre os dias 6 e 9 deste mês, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, organizado pela UNDIME/MT e UNDIME NACIONAL, obteve um êxito inegável, reunindo mais de dois mil gestores municipais de todo o Brasil. A destacada participação do ministro da Educação, Camilo Santana, conferiu ao evento uma relevância especial, ressaltando a importância desse encontro para a educação do país.
No entanto, é notável que a reunião no Malai Manso passou quase despercebida, suscitando questionamentos sobre a eficácia e o alcance dessas iniciativas em âmbito estadual. Apesar de ter sido realizado em um resort atraente, porém dispendioso, o encontro careceu de atrativos para conquistar a participação dos principais responsáveis pela educação. A discrepância entre falar para mais de dois mil expectadores e para apenas alguns poucos deve ter sido sentida pelo ministro, ressaltando a diferença notável entre os dois eventos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).