Nesta segunda-feira (24.12), véspera de natal, e terça-feira (25.12) alguns estabelecimentos irão trabalhar com horários especiais em Cuiabá e Várzea Grande.
Veja a lista dos estabelecimentos:
Shoppings: Os três shoppings de Cuiabá já estabeleceram horários especiais para atender os clientes no período de Natal. O Shopping Três Américas irá funcionar das 10h às 20h no dia 24, véspera de Natal. No dia 25 de dezembro só funcionarão praça de alimentação e salas de cinemas das 11h ás 22h.
O Pantanal Shopping abre normalmente às 10h e fecha às 18h, nesta segunda-feira. No dia 25 de dezembro a abertura das lojas será facultativa.
O Goiabeiras Shopping também irá trabalhar com horários especiais. No dia 24 o funcionamento será das 10h às 19h. Já no dia 25 as lojas estão fechadas e a praça de alimentação vai abrir de forma facultativa, das 11h às 22h.
Comércio: A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá informou que o comércio de rua, ou seja, as lojas que estão localizadas fora de shoppings, devem atender da seguinte forma: dia 24 até às 20h e dia 26 até às 20h. No dia 25 de dezembro não haverá expediente por ser feriado nacional.
Ganha Tempo: O Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, funcionará na segunda-feira (24) em horário reduzido, das 7h30 às 12h30 e fechará no feriado (25 de dezembro), voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (26).
Governo: Os órgãos públicos estaduais com serviços considerados essenciais como saúde e segurança terão ponto funcionamento normal. Já os setores administrativos fecham na segunda-feira e terça-feira, dia do Natal, e voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (26), segundo informou a Secretaria de Administração (SAD).
Saúde: Os serviços de atendimento de saúde vão ser realizados normalmente, inclusive, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vai estar disponível 24 horas por meio do telefone 192.
Segurança: As delegacias e unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do vão funcionar normalmente. O horário de atendimento das quatro unidades do Cisc Coxipó e Planalto, do Ciosp e das delegacias, tanto da capital quanto do interior de Mato Grosso não sofrerão nenhuma alteração. Os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estarão atendendo a população normalmente.
Além disso, a assessoria da Polícia Civil orienta a população a procurar a delegacia virtual no caso de registro de Boletim de Ocorrência de perda de documentos e pequenos furtos (celular, objetos pequenos).
Bancos: A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos terão horários diferenciados no feriado de Natal. Todas as agências fecham no dia 25, mas no dia 24, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas.
As agências localizadas nos Estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. As agências localizadas nos demais Estados, o atendimento será das 8h às 10h seguindo o horário local.
Nas capitais e regiões metropolitanas com diferença de uma hora em relação a Brasília, o funcionamento das agências será das 09h às 10h (hora local). No interior, as agências funcionarão das 7h às 9h (hora local).
Nas capitais e regiões metropolitanas com diferença de duas horas em relação a Brasília, o funcionamento das agências será das 08h às 10h (hora local). No interior, as agências funcionarão das 7h às 9h (hora local).
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 25 poderão ser pagas no próximo dia útil (26), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Transporte: No dia de Natal, todas as linhas de ônibus de Cuiabá vão custar R$1,25, segundo informou a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Em dias normais, o usuário do transporte coletivo desembolsa R$ 2,70. Ainda segundo a secretaria, os itinerários de ônibus só terão uma redução considerável no dia 25, quando devem circular 70% da frota por conta do feriado.