Um estudo do Instituto Butantan indica que a pandemia pode ser controlada se 75% da população for imunizada contra a Covid-19. A pesquisa foi feita por meio da vacinação em massa na cidade de Serrana, interior de São Paulo.
De acordo com os cientistas, o controle da pandemia no local ocorreu depois que 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose. O que representa entorno de 75% da população. Segundo o Butantan, com o fim da vacinação, o número de mortes caiu 95% na cidade de Serrana.
O teste feito na cidade pode ser analisado como um ensaio para o país todo. Com cerca de 45 mil habitantes, a cidade foi dividida em 25 áreas em quatro grandes grupos. Cada grupo foi vacinado com uma semana de diferença.
Leia Mais: Cocaína no avião da FAB: sargento transportou droga em sete viagens oficiais no Governo Bolsonaro
Apesar do alto grau de contágio no município, o cenário ficou melhor quando a imunização ocorreu com a aplicação da segunda dose em dois grupos.
O número de casos da Covid-19 passou de 699 para 251. As mortes caíram de 20 para 6. O número de casos sintomáticos teve uma redução de 80%. A pesquisa foi divulgada pelo Fantástico no último domingo (30.05).