O Ministério da Saúde, por meio de portaria publicada nesta quarta-feira (06.07) no Diário Oficial da União (DOU), incluiu na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses/próteses e materiais do Sistema Único de Saúde (SUS), o “Teste Rápido” para detectar infecção pelo vírus da Hepatite.
Conforme consta na portaria, a inclusão se deu devido a necessidade de incorporar teste que possibilita ampliar o acesso ao diagnóstico das infecções causadas pelo vírus da hepatite B.
Ainda, a inclusão atende edição da Portaria nº 25/SVS/MS, de 01 de dezembro de 2015, que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais onde se preconiza o uso de teste rápido nos fluxogramas de diagnóstico de infecção pelo HBV não restringindo o profissional para realizá-los desde que seja devidamente capacitado.
“Considerando que o Ministério da Saúde adquire e fornece os testes rápidos para detecção de infecção pelo HBV que podem ser utilizados nas situações em que não há infraestrutura laboratorial disponível, resolve: Fica incluído, na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses/Próteses e Materiais Especiais do SUS o procedimento relacionado no anexo desta Portaria” diz portaria.
Confira abaixo portaria: