O aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande está mais uma vez no topo da lista dos piores terminais do Brasil, conforme pesquisa de satisfação do passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), entre os meses de outubro e dezembro de 2014.
Com média 3,48, o aeroporto fica atrás de Cumbica, em Guarulhos (SP), o mais movimentado do País, que obteve nota média de 3,73, na pesquisa.
A pesquisa que ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o País.
Os viajantes responderam a perguntas relacionadas a 48 quesitos, incluindo parâmetros utilizados em avaliações internacionais, como o tempo de espera no check-in, a oferta de transporte público, restituição de bagagem e até limpeza dos banheiros. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
“Elegemos a satisfação dos passageiros como prioridade nos serviços aeroportuários prestados no Brasil e esta pesquisa deve funcionar como um guia para nossos parceiros – concessionários, empresas, órgãos públicos e etc. – aprimorarem estes serviços", indicou o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
Contudo, mesmo sendo o pior avaliado do Brasil, o aeroporto em Várzea Grande vem apresentando melhora no crescimento na avaliação dos passageiros desde que a pesquisa passou a ser aplicada.
No topo da lista do melhor avaliado está Viracopos, em Campinas (SP). Numa escala que vai de 1 a 5, o terminal alcançou a média de 4,29, a maior entre os 15 principais aeroportos brasileiros, sendo seis concedidos à administração privada (Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins e Natal) e nove administrados pela Infraero (Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Recife, Curitiba, Manaus e Cuiabá). (Com SAC).