27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014, 09:55 - A | A

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014, 09h:55 - A | A

Com dificuldade para falar português, médico cubano é afastado

Estrangeiro trabalhava no atendimento e agora revisa prontuários

G1.com

Com dificuldades de se adaptar à língua portuguesa, um médico cubano integrante do programa Mais Médicos, do governo federal, foi afastado do atendimento a uma Unidade de Saúde Básica em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria da Saúde do município, Luis Enrique Rodriguez chegou ao Brasil em novembro do ano passado e atuou na cidade por 40 dias.

A dificuldade da comunicação com os pacientes fez com que o estrangeiro fosse afastado temporariamente da função pelos representantes do programa no estado. O problema foi percebido pela Secretaria de Saúde quando pacientes dos posto onde o cubano trabalhava começaram a procurar atendimento em outras unidades. A dificuldade de comunicação foi confirmada por funcionários da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, onde o Rodriguez atuava. O G1 tentou contato com o médico, mas foi informado que ele não quis falar.

"Percebemos uma queda da demanda na comunidade [Vila Nova]. Aí assistentes sociais e técnicos de enfermagem nos relataram que havia essa dificuldade. Como não houve melhora significativa, foi tomada a decisão", explica ao G1 o coordenador médico da secretaria, Marco Antônio Ebert.

Atualmente, Rodriguez trabalha na revisão de prontuários clínicos na secretaria. Segundo Ebert, o município aguarda uma decisão do Ministério da Saúde. "Nós entendemos que há um pequeno prejuízo na relação médico-paciente por conta da proximidade com a língua portuguesa.O destino e o período que ele vai permanecer fora fica a cargo do ministério", afirma Ebert. A expectativa é que a decisão saia até a próxima quarta-feira (19).

O afastamento já completou 15 dias. Enquanto não há uma definição oficial, Rodriguez treina o português com colegas da secretaria. Entre os exercícios, ele controla a velocidade e altura da voz, para se fazer entender melhor.  "Decidimos em conjunto com a coordenação do Mais Médicos no estado. Este programa limita a atuação dos colegas, eles podem atuar somente em Unidades Básicas", criticou Ebert.

Bento Gonçalves receberá mais quatro médicos do programa. Apenas uma médica atende hoje no município.

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760