A Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira (24.03) às 10 horas, no Plenário Ulisses Guimarães, Sessão Solene solicitada pelo deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) para celebrar o centenário (in memorian) do nascimento de um grande brasileiro, o jornalista que foi um dos fundadores do Jornal Correio Braziliense, Edilson Cid Varela.
De acordo com o parlamentar que requereu a sessão, Cid Varela é merecedor de ter sua trajetória rememorada e receber estas homenagens do Parlamento Brasileiro.
“A competência e a capacidade negocial desse potiguar livrou o Jornal e vários de seus repórteres de problemas com os censores, no período militar. E o Correio manteve a publicação de suas notícias com alta qualidade e isenção, focadas nos interesses da população. Isso contribuiu expressivamente para a instalação do processo democrático brasileiro”, argumenta Júlio Campos.
Outro ponto de extrema importância na atuação do jornalista e administrador do jornal foi a campanha pela consolidação da nova capital, Brasília, em editoriais e colunas assinadas do Correio. “Inquestionável, em relação a esse aspecto, o toque de Edilson Varela, que havia incorporado o desejo dos pioneiros de tornar Brasília um bom local para se viver. Este nobre jornalista faz parte do processo histórico brasileiro e especialmente do de Brasília.
Edilson Cid Varela inaugurou o Jornal e instalou a TV Brasília, em 21 de abril de 1960.