Lista divulgada pelo Banco Central aponta que o Bradesco lidera o ranking de instituições financeiras com mais reclamações no segundo semestre de 2016, com 5.443 registros. A lista foi divulgada na sexta-feira (27.01). Em segundo lugar, aparece a Caixa Econômica Federal, com 4.139 reclamações, seguida pelo conglomerado Santander, com 1.661 queixas.
Chefe adjunto no Departamento de Atendimento Institucional (Deati), Carlos Eduardo Rodrigues, explica que os resultados foram impactados pela integração dos clientes do HSBC pelo Bradesco, realizada em outubro.
“Essa liderança do Bradesco está intimamente ligada à fusão com o HSBC. É uma questão conjuntural e, por mais que a instituição se preparasse para esse processo, houve problemas na integração que acabaram colocando o conglomerado financeiro na primeira posição do ranking semestral, assim como ele já tinha ficado em primeiro no ranking bimestral com informações de novembro e dezembro", explicou Rodrigues.
De acordo com dados preliminares de janeiro, o volume de reclamações contra o Bradesco já está retornando ao patamar observado antes do mês de outubro.
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços oferecidos pelas instituições financeiras foram as queixas mais comuns ao longo do segundo semestre de 2016, com 2.356 registros.
Em seguida estão as reclamações referentes à oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 2.300 registros. Na terceira posição, estão as reclamações contra irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com 1.947 registros. (Com Portal Brasil).