25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 10:12 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 10h:12 - A | A

Recurso

Para não responder por esquema de desvios na AL/MT, Arcanjo tenta anular extensão de extradição

Lucione Nazareth/VG Notícias

VG Notícias

João Arcanjo Ribeiro

ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro

O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro ingressou com Recurso em Sentido Estrito para anular a decisão da juíza da Sétima Vara Criminal, Ana Cristina Silva Mendes, que o tornou réu por suposta participação no esquema que desviou R$ 3,3 milhões da Assembleia Legislativa (AL/MT).

Em agosto deste ano, a juíza retomou ação penal contra Arcanjo Ribeiro, pelo crime de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha ou bando sob alegação da extensão da extradição dele, emanada pelas Autoridades Uruguaias. O processo estava suspenso desde setembro de 2018 aguardando a extensão da extradição.

No Recurso, a defesa do ex-bicheiro requer a desconsideração incidental da extensão da extradição, bem como se manifestou pelo não aproveitamento das provas já produzidas nos autos contra Arcanjo, e no mérito pelo arquivamento da ação.

Em despacho realizado na última terça-feira (10.09), a juíza Ana Cristina Silva Mendes recebeu o Recurso para analisar os argumentos da defesa do ex-bicheiro.

Importante destacar que o processo é oriundo da Operação Arca de Noé, deflagrada pela Polícia Federal em 2002, para desarticular esquemas fraudulentos na AL/MT. Os desvios teriam ocorrido quando a Mesa Diretora da Assembleia era presidida por José Riva e Humberto Bosaipo, e que cheques emitidos pela Confiança Factoring Fomento Mercantil, de propriedade do grupo de João Arcanjo Ribeiro, teriam dado “suporte” ao suposto esquema.

Além de Arcanjo foram denunciados ainda o ex-chefe de gabinete de José Geraldo Riva, Geraldo Lauro, Joel Quirino Pereira, José Quirino Pereira. Em setembro de 2018, o então juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Marcos Faleiros, os condenou a mais de 13 anos de prisão pelo envolvimento no esquema.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760